FOCA - Bt

Fórum em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do Butantã

]São Paulo, 16 de maio de 2015.


Carta Compromisso FoCA - BT



         HISTÓRICO:

A sociedade brasileira tem cada vez mais se mobilizado no sentido de organizar grupos de discussão e atuação que se aproximam em torno de um tema de interesse comum. Estes grupos são denominados Fóruns.
O Fórum em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do Butantã, o FoCA – BT, começou a se organizar desta forma em julho de 2000, atendendo a uma expectativa de entidades e cidadãos da região do Butantã sensíveis à discussão sobre a Criança e o Adolescente. É uma organização informal, sem fins lucrativos e não hierarquizada.
O FoCA - BT é, antes de tudo, um espaço aberto para o exercício da democracia participativa, sendo, portanto, suprapartidário, sem distinção de sexo, cor, credo religioso ou político, etnia, faixa etária ou condição social.

PRINCÍPIOS:

O FoCA – BT se baseia na Declaração Universal dos Direitos Humanos, na Convenção Internacional dos Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente.


O FoCA – BT tem, principalmente, o compromisso com a construção de uma sociedade ética, fraterna, livre, plural e justa. Tem, portanto, respeito ao trabalho cooperativo e solidário, como instrumento
de potencialização das capacidades e de superação das limitações de seus membros; assim como respeito à identidade, à autonomia e à dinâmica de cada membro.

OBJETIVOS:

O FoCA – BT tem por finalidade a valorização da vida, através de condições que favoreçam o pleno desenvolvimento pessoal e social de todas as Crianças e Adolescentes, entendendo que estes são prioridade absoluta em relação às políticas públicas e aos cuidados da sociedade.

Nesse sentido, o fórum objetiva:

§  Conhecer a realidade da região a partir de mapeamento de atividades relacionadas à criança e ao adolescente;
§  Estimular e promover ações em defesa dos direitos e deveres das crianças e adolescentes;
§  Divulgar o ECA.
  
São Paulo, 11 de dezembro de 2003.
          

Registramos algumas ações e conquistas deste período:

- A organização das Conferências Regionais dos Direitos da Criança e do Adolescente do Butantã desde 2000;
- Participação na organização e fiscalização das eleições dos Conselhos Tutelares  da região administrativa da Subprefeitura Butantã desde 2000;
- Discussão, solicitação e conquista da efetivação do Conselho Tutelar do Rio Pequeno;
- Realização de semanas temáticas sobre o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), realizadas sempre em setembro e que neste ano terá a sua 14ª edição;
- Grupo de Formação sobre o ECA, composto por adolescentes e jovens, que realizam oficinas temáticas em escolas e organizações sociais do Butantã;
- Além do acompanhamento, discussão, mobilização e articulação das organizações e cidadãos, sobre as pautas da infância e adolescência da região/cidade.

O FoCA-BT se reúne sempre na 2ª quinta-feira de cada mês, das 14h30 às 16h30.




 Convidamos Vossas Excelências a participar da nossa próxima reunião que será realizada no dia 11 de junho, às 14h, no serviço de medidas Santo Dias.



Atenciosamente,

Roberta Reiko Durante Sato e Francisco Eduardo Bodião
(representantes do FoCA-BT) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário