Histórico da REDE Butantã

Desde junho de 1999 diversos organismos da sociedade vêm se reunindo para troca de informações, para otimizar e integrar os serviços prestados, viabilizando projetos conjuntos que respondam às demandas sociais da região do Butantã. Este fórum tem a denominação de Rede Butantã de Entidades e Forças Sociais e o eixo comum está voltado para a inclusão social, buscando a melhoria de vida dos moradores da região.

As reuniões da Rede Butantã foram desencadeadas a partir de um projeto específico para jovens, decorrente de uma demanda detectada na região. As entidades envolvidas nesse projeto – Centro de Referência a Aids do Butantã, FEBEM, Centro Social Santo Dias, Casa de Cultura do Butantã e Centro Comunitário Favela Vila Dalva – tiveram a iniciativa de chamar as primeiras reuniões de formação da rede.

Não se constituindo como organização ou instituição legalmente formalizada, por opção de seus membros, a Rede Butantã se constitui como uma forma de organização e mobilização, pautada pela horizontalidade, pelo respeito a autonomia de seus participantes, pela participação democrática e pelo compromisso com questões desta região de São Paulo.

A Rede Butantã não tem diretoria ou qualquer forma de organização que estabeleça qualquer forma de hierarquia, no entanto, conta com participantes que se dispõem a fazer a mediação de reuniões, registrar memórias, facilitar o grupo virtual e assumir tarefas de encaminhamento de documentos ou ações que tenham sido decididas por manifestações de seus integrantes e que se apresentem como consensuais.

A Rede Butantã realiza reuniões presenciais mensais, sempre na primeira quarta-feira de cada mês – de fevereiro a dezembro -, das 9h00 às 12h00. As reuniões acontecem em local definido de uma reunião para outra. Esta sua característica itinerante tem como objetivo estimular o conhecimento da região pelos seus participantes e também a participação de moradores e profissionais que atuam no local que recebe a reunião. Em cada reunião a entidade anfitriã tem tempo para apresentação de seus trabalhos. Quando necessário a reunião tem sua data remanejada, mas em quinze anos de existência nunca houve cancelamento de uma reunião.

Sempre que necessário são marcadas reuniões extraordinárias, buscando atender necessidades de discussão aprofundada de algum tema e também dando oportunidade a maior participação da população, com reuniões acontecendo a noite ou em final de semana.

Conforme necessidade observada, são constituídos também, Grupos de Trabalho, abertos a participação, com tarefas e período de existência, determinado ou não. O GT Mobilidade da Rede Butantã, constituído em 2013, tem reuniões periódicas e importante trabalho na análise e atuação com relação a Mobilidade na região.

Sempre que observada a necessidade a Rede Butantã manifesta seus posicionamentos e reflexões buscando uma participação ativa e democrática na gestão do Butantã e da cidade.

Acompanhando os avanços tecnológicos destes quinze anos de sua existência a Rede Butantã utiliza ferramentas de comunicação, mobilização e registro de sua história:
  1. http://www.grupos.com.br/group/rbutanta/ página criada em 2001 que abriga o grupo de discussão rbutanta@grupos.com.br . Com mais de 400 assinantes este grupo é mantido hoje pela sua capacidade de armazenamento de documentos e por seu e-mail de comunicação ser ainda bastante utilizado por pessoas que querem se colocar em contato com a Rede. Como o grupo é moderado estas mensagens vão apenas para os moderadores – pessoas reconhecidas pelo coletivo – que as avaliam e transmitem ou não para o coletivo pelo grupo do Google;
  2. https://groups.google.com/forum/#!forum/rede-butanta O endereço da lista de discussão do Google groups é hoje o mais utilizado para as discussões entre seus membros. Este grupo, criado em fevereiro de 2011 tem quase 400 participantes;
  3. http://redebutanta.blogspot.com.br/ .


Buscando sempre a garantia do respeito e posições da Rede Butantã, todos os documentos por ela elaborados são assinados por um participante que identifica seu nome e acrescenta um telefone pessoal para contato, procurando-se evitar assim o uso indevido do nome e do reconhecimento desta Rede.

Para outras informações e confirmação destas, podem ser contatadas as pessoas abaixo, que participam regularmente da Rede Butantã:

Martha Delbuque Pimenta – Moradora do Butantã, distrito Butantã, funcionária da USP e Conselheira do CPM-Bt, eleita em dezembro de 2013 – cel: 99116-7024;

Maria Angélica Oliveira – Educadora Social, moradora do Butantã, distrito Raposo Tavares, participante do Projetos Integrados de Desenvolvimento Sustentável Distrito Raposo Tavares - PIDS DRT
Celular:  9 9493 2715

Werner Regenthal – Morador do Butantã, distrito Vila Sonia, eleito Conselheiro Participativo Extraordinário, representante dos Imigrantes, em fevereiro de 2014. Celular: 99122-4470.




Nenhum comentário:

Postar um comentário