Memórias das Reuniões da Rede Butantã



Reunião 05 de agostode 2015
Conselho Tutelar Rio Pequeno/Raposo Tavares
Rua Paulo Ribeiro Coelho, 115 – Jd. Esther – Tel: 3781-1307/8777

Pauta:
1.      Apresentação dos Participantes
2.      Apresentação do Conselho Tutelar
3.      Eleições de Conselhos
4.      Informes
5.      Propostas/encaminhamentos e organização do calendário da Rede Butantã


1.      Apresentação Conselho Tutelar – Luta pela criação deste conselho – até 2011 o Butantã tinha só o Conselho Tutelar do Butantã – foi organizada e levada a frente pelo FoCA-Bt e por esta Rede. Grande conquista da região. Ainda neste ano devem ser criados mais 8 conselhos em São Paulo, o Butantã reivindica um para o distrito Raposo Tavares. O mandato destes conselheiros acabará em janeiro de 2016.  Problema mais sério enfrentado pelo conselho tem sido a drogadição entre adolescentes. Importância da criação de um CAPS Álcool e Drogas no Butantã.

2.      Eleições – Conselhos:
a.      Conselho Tutelar – Eleições unificadas nacionais em 4 de outubro. Existem melhorias trabalhistas para a próxima gestão (13º salário e férias). As inscrições já foram encerradas e os conselhos do Butantã receberam 28 inscrições (CT Rio Pequeno/Raposo Tavares) e 24 inscrições (CT Butantã). Muitas inscrições foram indeferidas pelo CMDCA e estes candidatos têm até o dia 10 de agosto para apresentação de documentos faltantes e correção de irregularidades. Feita esta revisão, o CMDCA encaminhará às Comissões eleitorais locais a listagem dos candidatos para validação especialmente no que diz respeito à organizações que atestaram o trabalho do candidato e veracidade  disto. No Butantã serão feitos dois encontros para apresentação dos candidatos à população: dia 10 de setembro no CEU Butantã (candidatos ao CT Butantã) e 11 de setembro no CEU Uirapurú (Candidatos ao CT Rio Pequeno/Raposo Tavares).
b.      Conselho Participativo Municipal – Butantã – Inscrições de 3 de agosto a 4 de setembro na Praça de atendimento da Subprefeitura. Nomes dos candidatos e locais de votação deverão ser divulgados no dia 21 de outubro. Importância de organização de encontros para apresentação de candidatos e divulgação do próprio conselho, que é ainda pouco conhecido pela população.
c.       Eleições para o CADES Butantã. Eleições devem acontecer ainda neste ano. Buscar maiores informações junto aos atuais conselheiros.

Informes:

1.      18/agosto – 10h00 – Secretaria de Saúde Municipal – 4º andar – Saúde do Idoso.
2.      22/agosto – 15h00 - Circo-Escola São Remo – Movimento pelo H.U. Plenária e manifestação chamada pelo Fórum Popular de Saúde do Butantã.
3.      13/Agosto – 14h30 – Reunião do FoCA-Bt (AGES – Rua Francisco Preto, 199)
4.      Todas as quartas-feiras, das 14h00 às 16h00, na Casa de Cultura do Butantã – Encontro do grupo cultural da Terceira Idade (sem discriminação de idade – Todos são bem-vindos!);
5.      20/agosto – 13h30 – EMEF Alcantara Machado – Reunião Jardim Panorama/Real Parque.
6.      Rede de Proteção Integral fomentado pela DRE-Bt/Pi – Redinhas tem reuniões nos locais de atuação e são abertas. Acompanhar pelo Facebook.

3.      Rede Butantã – Propostas e encaminhamentos:

a.      Informe sobre situação legal da Rede Butantã – Ao procurarmos registrar documento atestando a história da Rede Butantã em Central de Registro de documentos, fomos orientados a denunciar a falsidade ideológica da associação que se registrou com o nome de “Rede Butantã de Entidades e Forças Sociais”. Os registros que temos da existência e funcionamento desta rede desde 2000, tanto em papel como na Internet, são mais do que suficientes para comprovar a má fé dos registrantes, cabendo o cancelamento do registro impróprio e processo crime, pelo Ministério Público, aos seus responsáveis, por falsidade ideológica.

b.  Papel da Rede Butantã nas eleições aos conselhos: Contribuir para que a população tenha conhecimento dos conselhos, de seus papéis e dos candidatos em que podem votar; Acompanhamento da atuação de conselheiros e dos conselhos levando posições tiradas pela Rede para que sejam encaminhadas; Espaço para troca de informações sobre os candidatos. Deliberações sobre este tema: 1. Rede Butantã não fará reunião no dia 2 de setembro (quarta-feira) para facilitar e favorecer a participação de seus participantes nas reuniões de apresentação dos candidatos ao conselho tutelar que deverão ocorrer em 10 e 11 de setembro, nos Ceus, no período da tarde; Estabelecimento de regramento para divulgação de candidatos na Rede virtual (procurando evitar santinhos): Os candidatos que quiserem divulgar seus nomes devem informar: Sua trajetória de atuação no Butantã (ou na cidade e como chegou ao Butantã); Quais são as propostas de trabalho que apresenta; Princípios fundamentais que nortearão sua atuação. No caso das eleições ao Conselho Tutelar a Rede Butantã divulgará a carta de compromisso elaborada pelo FoCA-Bt e consultará os candidatos sobre seu conhecimento do teor e concordância com a mesma. (Como o grupo virtual da Rede não é aberto, os candidatos podem solicitar a amigos/conhecidos que postem suas apresentações).
c.       Levar ao CPM-Bt, como prioridades de metas: CAPS (Infantil e AD); URSI e outros serviços de atendimento à idosos; CRAS.

_____________________________________
Reunião 03 de junho de 2015
Sala Butantã – Sub-prefeitura do Butantã


Apresentação dos participantes – 23 pessoas assinaram a lista de participantes.

Apresentação da Rede Butantã (Martha Pimenta) – Rede existe desde 2000 e tem como proposta trazer informações e discussões sobre políticas públicas e questões desta área geográfica dando especial atenção às áreas mais carentes economicamente. A Rede não é uma associação e não tem diretoria ou presidente. A Rede Butantã fez esta opção em toda a sua existência para garantir o princípio da horizontalidade, rejeitando a existência de hierarquia. A Rede Butantã constitui, conforme a necessidade sentida pelo grupo, grupos de trabalho para analisar mais profundamente temas de interesse. O GT Mobilidade surgiu desta forma, congregando pessoas dispostas e interessadas em estudar a situação da mobilidade no Butantã. Tendo sempre como referência a Rede Butantã e dando retorno a ela, este grupo produziu um dossiê com propostas para o sistema municipal de transporte coletivo em São Paulo e na região do Butantã. O documento foi disponibilizado à RB, discutido, ampliado e com aprovação do coletivo, encaminhado a vários órgãos, inclusive à Secretaria Municipal de Transportes. Existe também o GT Violência que tem atuado bem próximo e em parceria com o Fórum de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do Butantã (FoCA-Bt).

Pauta – 1. Questões da Rede Butantã (Ataques)
             2. Apresentação do Mapa Sócio-econômico (Marcos Muniz)
             3. Questões da Infância (Estatuto da Família, Mmaioridade Penal e Eleições Conselho Tutelar.

Questões da Rede Butantã

Breve relato sobre as ameaças recentes recebidas pela Rede Butantã (Viviana) – Participantes da Rede Butantã receberam mensagens pelo Whatsap dizendo que havia sido criada e eleita a diretoria da “Associação Rede Butantã de Entidades e Forças Sociais”. Foi encaminhada também foto de ofício           supostamente encaminhado à Sub Butantã e ao Conselho participativo do Butantã desautorizando pessoas que não as desta associação a falar em nome da Rede Butantã ou a solicitar espaços para realização de reuniões. O articulador deste movimento e presidente eleito por esta associação é o Cristiano Farias Coronado. Foi Conselheiro Participativo pelo distrito Raposo Tavares e renunciou ao seu mandato em reunião pública do Conselho ao ser questionado por ter agredido verbalmente a Martha Pimenta (também conselheira e membro da Rede Butantã) em evento público no CEU Butantã. Segundo algumas pessoas o registro deste nome “Associação Rede Butantã” foi feito por vingança, com a intenção de atingir pessoalmente a Martha e outras pessoas da Rede Butantã.

Preocupação com a manipulação que este cidadão está fazendo com pessoas que se juntam a ele – e no evento Câmara no bairro, ocuparam 1/3 do Teatro do CEU Butantã – na esperança de conseguir moradia. Estas pessoas, bastante simples, foram conduzidas e chamadas a se retirar do espaço por um grito do Cristiano, de “Vamos meu povo”!.

Cachoeira – Este cidadão já é bastante conhecido como populista e oportunista. Sem dúvida o intuito é angariar pessoas e votos aparecendo como um messias. A Rede Butantã é dinamizadora e não está
contra movimentos populares, pelo contrário, a Rede apoia os movimentos e as conquistas sociais. No entanto o nome da Rede não pode estar associado a canalhas e nem ser usurpado.

Sugestões, informes  e considerações (para amadurecermos as ideias e nos nortearmos):

1.      Constituição de grupo de trabalho logo no início deste episódio que organizou papelada da RB (são muitos documentos protocolados, listas de presença, reconhecimentos de existência da RB e de sua atuação, textos contando o histórico da Rede, fotos, etc); consultou advogados e redigiu o documento protocolado no dia 16 no Câmara no Bairro.
2.      O registro da tal associação com o nome completo da Rede, deixa clara a intenção de prejudicar os nossos trabalhos. Não se trata de ingenuidade ou de coincidência de nomes;
3.      A tentativa de intimidação tem sido feita com recados de que seremos processados pelo uso do nome. Que processe. Teremos assim bases concretas sobre as quais poderemos ou deveremos nos defender;
4.      Situação não se restringe a Rede Butantã, existe uma intenção clara de desmobilizar movimentos sérios da região e de queimar lideranças;
5.      Existência de parlamentares por trás da história. Vereador Camisa Nova (DEM) chegou no fim do evento no CEU Butantã e assumiu a palavra dando apoio ao Cristiano, que inclusive já tinha ido embora, levando junto a sua claque;
6.      Haverá reunião com Cristiano, apoiadores e Secretário Padilha no final desta tarde.  Importância de acompanharmos o que acontece e quais serão os próximos passos;
7.      Fórum Popular de habitação do Butantã foi criado para dar suporte à população que vive em áreas de risco;
8.      Para evitar que se identifiquem pessoas como “diretores” da Rede, rodízio de coordenadores das reuniões;
9.      Esta ação não deve atrapalhar os trabalhos que a RB sempre desenvolveu. Importância de lermos com atenção as propostas e reivindicações feitas no evento do Câmara no bairro e acompanha-las, assim como não deixarmos de mencionar as inúmeras propostas e solicitações feitas pela RB, muitas delas ainda sem nenhum encaminhamento dado.
Atenção: A ata do encontro da Câmara Municipal no Butantã está disponível em http://www2.camara.sp.gov.br/Camara_no_Seu_Bairro/Notas_Taquigraficas/CNSB_09_SESSAO_PUBLICA_CMSP.pdf

Informes sobre questões relativas a Criança e adolescente:

- Agenda de discussão sobre Maioridade Penal. Escola da Cidadania promoveu aula pública no CEU Butantã, com a presença do Secretário de Direitos Humanos Eduardo Suplicy. FoCA-Bt vai promover outros debates ainda neste mês e está disponível para organizar conversas e esclarecimentos em comunidades, instituições, praças públicas.
- Em outubro acontecerão eleições em todo o país para os Conselhos Tutelares. Em São Paulo, deverão ser criados mais oito conselhos. Nas eleições para os conselhos as candidaturas serão individuais e cada eleitor pode votar em até cinco candidatos. Importância de acompanhar as eleições, conhecer os candidatos e ir votar. Nas eleições para o Conselho participativo, a candidata mais votada, que teve um número bastante grande de votos (mais de mil), nunca compareceu a uma reunião do Conselho.  Só muita participação e mobilização conseguirá evitar que o mesmo aconteça com os conselheiros tutelares, tendo por trás organismos que não tem envolvimento com a causa da infância.

Informes do Grupo de Mobilidade da Rede Butantã
Necessidade de pessoas que conheçam as dificuldades de cada bairro para desenhar as linhas de ônibus de forma a atender as necessidades da população, especialmente com relação a ida para equipamentos públicos que precisam de linhas curtas internas ao bairro, com traçados transversais.
Possibilidade dos próprios equipamentos (UBSs, escolas, etc) fazerem pesquisa com seus usuários e procurar compreender as necessidades e dificuldades de locomoção.
Possibilidade de pegar mapas dos distritos na Subprefeitura (Com Manoel) e em reuniões distritais buscar o desenho destas linhas.
Marcar oficina em data alternativa – sábado ou a noite – para orientar a população para a elaboração dos traçados.

Apresentação de mapas de análise sócio-econômica (Marcos Muniz – Liga Solidária)

Mapa da rede de equipamentos saúde/educação no Butantã;
Informações sobre a população do Butantã a partir do censo. A apresentação feita pela média de renda sempre aponta o Butantã como uma região regular e de pouca vulnerabilidade. Não leva em consideração a existência de áreas muito vulneráveis, com concentração de pobreza, que somadas as áreas de maior riqueza acabam por dar uma visão errada do Butantã;
Disparidades no Butantã são muito grandes, sendo o Butantã uma boa amostra do Brasil e de São Paulo, apresentando as discrepâncias econômicas existentes.
Esses mapas contribuem e fundamentam discussões e reivindicações.
Mapas apresentados: Google – Atlas sócio assistencial e observatório de informações sociais (baseado nos dados dos equipamentos públicos).
João Kleber (DRE-Bt) – A Educação tem trabalhado no sentido de articular esses dados incentivando a criação de micro redes de proteção, promovendo a articulação entre as pessoas que atuam na área. A ideia é cumprir o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) – Sociedade, equipamentos e educação articulados, buscando a integração de serviços.
Mateus – As bases são geo-referenciadas? Utilização de bases abertas para trabalhar questões como a do transporte público – Open Street Maps.
Situação da saúde e do idoso no Butantã – Câmara no bairro teve colocação de reivindicações sobre a questão do idoso, mas não tivemos nenhum retorno de que haja previsão de atendimento. Situação da Saúde deve ser retomada – Redução de atendimentos no H.U.


Agenda – Informes e organização

Proposta de realização de reunião da Rede Butantã em horário alternativo, para contemplar pessoas que não conseguem comparecer às reuniões das quartas-feiras.
18/junho – quinta-feira – 19h00 – Local indicado – Sala Butantã da Subprefeitura Butantã.
1º de julho – quarta-feira – 9h00 – Local: Associação Lar Criança Feliz
5 de agosto – quarta-feira – 9h00 – Local: Ponto de Cultura CAPs Butantã – Av. Corifeu de Azevedo Marques.

Comunidade Educadora da Zona Leste – Educação como desenvolvimento local – Realização do 3º Seminário Educação como desenvolvimento local – equilíbrio Ambiental. Seminário acontecerá em outubro (2 e 3) e a programação já está disponível. Existe a possibilidade de apresentação de trabalhos e pode ser uma boa oportunidade para trocarmos experiências e conhecer um projeto que tem afinidades com a Rede Butantã. Encaminhamento de programa em anexo.

Temas para pauta:

Apresentação da pesquisa da Profa. Gabriela (Faculdade de Saúde Pública da USP) sobre meio-ambiente e questões climáticas na região do Butantã. Apresentação e bate-papo. (1h30) – Profa. Gabriela confirma para o dia 1º de julho.

Oficina de Mobilidade – Construção de linhas de percurso de ônibus – Indicação – reunião do dia 18 de junho.

Saúde – Questões relativas ao idoso e a vagas em Hospitais no Butantã e situação de UBSs. Chamar Coordenador de Saúde (Alex). Indicação para dia 5 de agosto.

  
Memória feita por Martha Pimenta – 9/6/2015


____________________________________________________________________


Reunião Rede Butantã – 06 de maio de 2015
Escola Municial Roberto Mange
Presentes: Márcia, Marcilene, Alexandra, Silvia, Jorge, Luis, Vitor, Renata, Andreia, Luis Claudio, Cacildo, Nilton, Werner, Erika, Maria Angélica

Informes:
- Conferência Municipal e Regional de Assistência Social - 08, 09 e 10 de setembro (Auditório Elis Regina)

Pauta:
Projeto na escola Roberto Mange (professoras): já existe há 3, 4 anos. Comunidade com características típicas e pouca participação da comunidade e dos país na escola. O projeto então tem como objetivo conhecer melhor o aluno e sua família e consiste em visitas de dois ou três professores nas casas dos estudantes que os professores da escola indicam (que estão faltosos). Conseguem verificar casos de violência, como vivem, como estudam. Alguns casos as famílias se recusam a enxergar que os filhos necessitam de laudo e acompanhamento médico. Com a Saúde as professoras tem parceria e fazem encaminhamentos para laudos.
Hoje acompanham 6 famílias, desde o início do projeto já passaram por 30, 40 famílias.
Todas as visitas tiveram algum impacto positivo, a demanda é grande e não conseguem atender. Também existe a dificuldade de outros professores acompanharem o projeto por causa da falta de disponibilidade de tempo.

Maria Angélica: Bom Caminho também faz acompanhamento das famílias e também tem dificuldade de resposta dos encaminhamentos realizados. Os conselhos tutelares da região são muito ausentes. Temos que ficar atentos que no final do ano teremos eleições para esse cargo.

Alexandra e Marcilene (Serviço de Assistência Social – SAS): No Butantã só tem CRAS, não tem CREAS (que está em fase de finalização as obras do prédio). A meta é ter mais 1 CRAS no Rio Pequeno (está em fase de análise dentro da Secretaria). O SAS tem muita dificuldade em encontrar imóveis na região e com os recursos financeiros que não chegam na região (não fica claro nos dados as necessidades e vulnerabilidades da região). Com o CREAS (que será na R. Ministro Laudo Ferreira de Camargo) terá um Núcleo de Proteção Jurídica (NPJ) para auxiliar as famílias na orientação jurídica, além de um Centro de Defesa e Convivência da Mulher (dentro do CREAS), para trabalhar a violência contra a mulher.
Lembramos do CD que o pessoal da Terapia Ocupacional fez com as informações de serviços de educação, saúde e assistência da região -  tentar compartilhar pela Rede (e-mail) com mais pessoas (são serviços que as famílias desconhecem, as professoras queriam levar nas visitas um mapa com as informações da região). Alguns serviços/projetos são importantes para dar mais oportunidades para as crianças.
Roberto Mange – na escola tem alguns estudantes do Programa Mais Educação, mas eles têm dificuldades de espaço, atividades e dedicação dos professores.

Lugar da próxima reunião – em aberto (A SAS ofereceu o espaço do CRAS BT)
____________________________________________________________________________

Reunião Rede Butantã – 1º de abril de 2015
Paroquia Nossa Sra. de Fátima
Rua Nossa Sra. do Mont Serrat, 316 – Ferreira

Participantes –
Andrea Machado – EMEF Roberto Mange
Cacildo Marques – Gazeta Cidadã – OCDC
Débora Justino – EMEF Roberto Mange
Erika Ribeiro – ETEC Cepam
Marcos Muniz – Liga Solidária
Maria Cristina Tissi – CAPS-Butantã – Conselho gestor de Saúde
Maria do Carmo G. Wiik – Faculdade de Saúde Pública – USP
Martha Pimenta – CPM-Butantã
Renê Costa – DGD-C01-SVMA
Roberta R. D. Sato – CCA Gracinha/FoCA-Bt
Roger Oliveira – DRE-Bt
Roldão Soares – OCDC/Gazeta Cidadã/CPM-BT/CADES-Bt
Werner Regenthal – CPM-Butantã

Memória;
Iniciamos a reunião com um minuto de silencio em homenagem ao nosso companheiro de tantos anos de Rede Butantã: Pedro Perez.
Em seguida, como a reunião começou com poucos participantes e não tínhamos uma pauta fechada, resolvemos circular as apresentações, com cada um apresentando seus informes, pontos de preocupação, sugestões para agenda da RB, análise da conjuntura geral e propostas de encaminhamento.
Maria Cristina Tissi – Atenção com a dengue. Distritos Raposo tavares e Rio Pequeno especialmente atingidos. Necessidade de atenção especial uma vez que os casos tem aumentado. Saúde com dificuldades com quadro de médicos bastante deficitário e incompleto. Possibilidade de abertura de novos ediatais para OSs, com Fundação faculdade de Medicina ameaçando de não completar o seu contrato e não participar do próximo edital. Situação com OSs que já era ruim antes pela inexistência de transparência agora parece ficar ainda pior uma vez que continuamos sem saber os valores pagos mas uma resistência tem se apresentado devido a iniciativa de moralização e controle imposta por esta administração municipal. Situação do HU fechando cada vez mais as portas de atendimento à população está agravando a situação das UBSs. Bebê recém-nascido com 39 graus de febre foi dispensado do Hospital e encaminhado para atendimento em UBS. A última UBS construída no Butantã o foi há 21 anos.
Manifestação chamada pelo Movimento popular de Saúde no dia 7.abril.2015 na Praça Brasil Japão.  Contra o desmonte do HU.  Martha enviará o chamado para esta manifestação com mais detalhes.
Andrea e Debora (Roberto Mange) – Projeto “A Escola vai à Casa”. Tentativa da escola de fazer uma maior aproximação com as famílias e com toda a rede de proteção do entorno da escola. Martha comenta que a  escola tem feito também um movimento de recepção de reuniões em seu espaço, para facilitar contatos e redes.  Movimento faixa na Raposo tem feito suas reuniões lá, assim como a Micro-rede Sapé. Interesse da Rede Butantã em fazer uma reunião na escola e conhecer melhor seu projeto. Indicação para reunião de maio?
Marcos – Conferências da Assistência Social acontecerão ainda neste ano. Dificuldade do Butantã na reivindicação de políticas públicas pelo seu posicionamento nas avaliações de vulnerabilidade. As grandes diferenças sociais na área da Subprefeitura acabam indicando renda e condições econômicas superiores a realidade dos distritos mais pobres. Morumbi eleva os dados econômicos e dificulta as conquistas de equipamentos públicos. Dados sócio-econômicos apresentados recentemente mostram informações importantes destas distinções sócio-econômicas.
Werner – Participação em um número muito elevado de grupos (CrSan – Rede de Proteção alimentar e nutricional; Movimento pela Faixa na Raposo; Grupo de Trabalho de Mobilidade da RB; Conselho de Segurança Alimentar; Movimento Volta Azulzinho; Conselho Participativo Municipal do Butantã; Mov. Parque Chácara do Joquei), o que faz com que tenha muitos informes e questões a colocar. Movimento Chácara do Joquei – Matérias na grande imprensa que fogem a realidade do momento – dificuldade de abertura para a população ainda neste ano. Questões relacionadas a segurança e limpeza. Construção de documento do GT Mobilidade com propostas de reestruturação do mapa viário. Documento será apresentado à Rede e encaminhado a todos os espaços de interlocução e responsabilidade com o tema.
Cacildo – Chácara do jóquei foi uma conquista da mobilização da população. Necessidade de restabelecimento de diálogo para que o Parque fique visível. Im portância de que a questão da Redução da Maioridade Penal seja discutida na Rede e em todos os espaços. Redução da maioridade eleitoral foi o primeiro passo para a proposta posterior de redução de maioridade penal. Com o Congresso que temos hoje a possibilidade de que este projeto absurdo seja aprovado é bastante alta.
Roldão – Despejo de esgoto em córregos – responsabilidade DAEE/Sabesp. Creche no Caxingui que talvez venha a ser assumida pela Caritas colocada nas metas, mas não são novas vagas. Rede Butantã deve pautar CPM-Bt, para que discuta políticas públicas e não fique só na discussão que não avança.
Renê – PMSP Prefeitura no bairro – 13 a 18 de abril no João XXIII. Ação de corte de mato, limpeza da área, ações de cidadania. (Parecido com a Ação Global?). Ponto marcante será a retomada dos trabalhos do Parque Linear Nascentes do jaguaré. Região com carência absoluta de participação do poder público (moradia enfrenta problemas muitos sérios).
Importancia de restabelecimento de canais de comunicação   da Prefeitura com a população. Conselho Participativo pode ser um canal, mas conjunto de ações e espaços de diálogo precisam ser garantidos.
Roger (DRE-Bt) – Situação do Esporte na região e provavelmente em São Paulo é bastante grave. Áreas públicas que tem uso particular. Importância de participação dos técnicos na gestão dos equipamentos e projetos públicos.
Maria do Carmo – Faculdade de Saúde Pública. Acompanhamento de como os participantes da Rede, moradores do Butantã, tem encarado questões relativas à saúde e meio-ambiente. Avaliação de necessidade de reunião específica.
Roberta –
9 de abril – 14h00 – Reunião do FoCa-Bt na  EMEF Gal. Alcides Gonçalves Etchegoyen - Rua Adherbal Stresser, 686 - Jardim Arpoador. Pauta extensa e importante: Preparação de seminário sobre violência (Rio Pequeno é o distrito com maior violência policial de São Paulo); Eleições para o Conselho tutelar em outubro (ainda não saiu edital, mas o mandato será de quatro anos e a importância de termos uma maior compreensão do que é este conselho e sua atuação).
11 de abril – 10h00 – Nascimento do Boi no Gracinha (Rua Osires Magalhães de Almeida); 1
12 de abril – 13h00 - Movimento Volta Azulzinho chama para concretagem de ponto popular – Praça Elis Regina. Mote do Movimento é agora o reencontro do Casal (Vila Gomes?jardim Miriam).
15 de abril – 19h30 – EMEF Amorim Lima – Debate sobre mobilidade com foco no Azulzinho.
Construção de Frente de Luta contra a Redução da Maioridade Penal.
Rede Butantã tem pessoas comprometidas com leitura mais global da realidade. Independente de seu cargo como técnico da gestão pública ou de seu partido. Isto faz com que as vezes acreditemos na possibilidade de mudanças por esta atuação séria, mas que é pessoal. Envio de documentos não tem sido solução. Nossos documentos são recebidos, mas não recebem resposta ou provocam mudanças. Como mudar de fato? Ação mais concreta e incisiva é necessária.
Renê – Importância de unificarmos lutas. Aproveitar visita do Prefeito para reforçar a questão dos Parques, Não um dos Parques, mas todos os que estão no planejamento mas parecem não sair do papel.
Marcos – Encaminhamento de documentos também à Câmara.
Martha:
Mário Martini ligou justificando sua ausência e enviando abraços a toda a Rede. Coloca a disposição seu novo espaço de trabalho para uma reunião da REDE Butantã.
Falando em documentos enviados pela Rede Butantã, Martha esclarece que já pediu ao Marcos Muniz que solicite à Liga Solidária que dê resposta ao documento enviado pela Rede em março. Marcos se comprometeu em fazer esta solicitação.
Procurar fazer levantamento dos documentos enviados pela Rede durante 2014 e inicio de 2015 e encaminhar o conjunto ao Prefeito, exigindo resposta.
Conselhos – Importância da Rede Butantã e de outros grupos e movimentos assumirem a responsabilidade de qualificar os conselhos existentes. Fazer campanha por pessoas conhecidas que tem atuação real e reconhecida. Conselho participativo tem conselheiros eleitos que pouco conhecem a região. Não se trata de eleger um conselho homogêneo, isto não seria representativo, mas sim eleger um conselho comprometido e que tem noção de o que é participação democrática. Importância de ocupar estes espaços com pessoas qualificadas e fazer com que estes conselhos funcionem.
Próxima reunião:
6 de maio – 9h00 – EMEF Roberto mange – KM. 15 da Rodovia Raposo Tavares.
Apresentação do quadro de dados de vulnerabilidade do Butantã (encaminhamento da apresentação antes para a Rede Virtual para que já se vá analisando antes da data da reunião. 
________________________________________________________________________________
                                             Reunião Rede Butantã – 04/Março/2015
Informes:

Reuniões e atividades

4/março - 19h00 - EMEF Roberto Mange - Reunião "Faixa na Raposo"

6/março - sexta-feira - 19h00 - Subprefeitura - Reunião de apresentação Plano de Mobilidade da Cidade.

6/março - sexta-feira - 19h00 - Ceu Uirapuru - Mulheres no movimento Hip-Hop

7/março - sábado - 10h00 - Paróquia Nossa Sra. de Fátima - Reunião de organização do Lançamento do Y-Butantã, que acontecerá no dia 14 de março.

7/março - sábado - 10h00 - E.E. Maria Alice Borges Ghion (Cohab Raposo) - Movimento de Memória - Encontro para resgate de memória da Cohab Raposo Tavares.

9/março - Segunda-feira - 19h30 - Fórum de Cultura do Butantã na Casa de Cultura.

14/março - Sábado - 9h00 - CEU Butantã -  Reunião de discussão da Lei de Zoneamento (participação do Dr. Maurício e Ivan Mauro)

14/março - Sábado - 15h00 - Rua Boturoca - Praça na Corifeu, na altura da Casa do Norte e Supermercado Violeta - Lançamento do Coletivo Y-Butantã - A questão da água em pauta.

15/março - Domingo - Eleição do Conselho de Política Urbana.

22/março - Domingo - Na agenda do Mês do Hip-Hop - Apresentação no Largo da Batata.

29/março - domingo - das 14h00 às 21h00 - Festa de aniversário da Pimentinha - Elis Regina, que faria 70 anos neste mês. Festa na Praça Elis Regina.

Faltam nesta agenda reuniões importantes como a do Movimento Chácara do Joquei (acompanhe informações pelo Facebook: https://www.facebook.com/movimentoparquechacaradojoquei?fref=ts ) e a do FoCA-Bt (https://www.facebook.com/groups/foca.bt/?fref=ts)

Definimos também a indicação para local das próximas reuniões da Rede Butantã. Solicitamos a confirmação pelos anfitriões sugerido:

1º abril - Paróquia Nossa Senhora de Fátima (distrito Vila Sonia)

6/maio - Conselho tutelar do Rio Pequeno (distrito Rio Pequeno)

3/junho - Real Parque (Distrito Morumbi)

Temas abordados nesta reunião:

1. Casa da Corifeu de Azevedo Marques - antigo Lions - finalmente destinada ao CAPS Butantã. Proposta de desenvolvimento de Projeto Cultural com participação da população.

2. Mudanças no Educandário Dom Duarte - Saída do Mário Martini da direção. Deliberamos encaminhar carta da Rede Butantã à presidência da Liga Solidária manifestando nossa preocupação com esta mudança. Não havendo discordâncias neste grupo até o final de semana a carta será encaminhada à Liga.

3. Apresentação parcial dos trabalhos do GT Mobilidade da Rede Butantã. 
________________________________________________________________________________
Reunião Rede Butantã – 04/Fevereiro/2015

PRESENTES: MARIA DO CARMO – Estudante da USP, ROLDÃO – CADES-BT/OCDC/ COM-BT, ANDREIA – DRE-BT, SUELI – DRE-BT, NILTON – Assoc. Monte Kemel, OCDC, SERGIO – Conselho Municipal de Políticas Públicas, WERNER – COM-BT, ROBERTA-FOCA-BT, MARIA ROSA – Subprefeita-BT, ERIKA – ETEC CEPAM, RENÊ – Gestor do Pq. Previdência, LEANDRO – Sec. Verde, PEDRO – Coord. Cultura, CLAUDIA – SAPÉ.

                Iniciamos o encontro da Rede compartilhando as informações do grupo que se encontrou no sábado 31/01 para pensar em ações para a região em relação à crise da água.
                Em cima dessa primeira conversa Maria Rosa passou informes sobre o plano emergencial da subprefeitura para a crise de água. Foi criado um comitê de crise regional e todos os serviços públicos foram orientados a reduzir 20% do seu consumo de água. Caso o abastecimento seja cortado, há um poço artesiano na subprefeitura e caminhões pipas abastecerão os serviços primordiais. A subprefeitura está mapeando os serviços prioritários para o abastecimento de água.
                Renê ponderou que a crise está apenas no início e que algumas das alternativas traçadas merecem análise e cuidado e que o mais grave é o Poder Público não ter nenhuma alternativa concreta a crise hídrica. Ele nos alertou que necessário diferenciar nascentes de curso de água e nascentes de verão, que depois no período de estiagem se esvaem.
                Discutimos sobre a questão do Condomínio Paulistano e as obras que foram autorizadas sem terem apresentados os documentos necessários de estudo sobre impactos ambientais e no trânsito. A negligência em relação a estes laudos, bem como a falta de planejamento urbano e fiscalização são fatores que estão diretamente relacionados à crise da água. Uma questão grave que foi elucidada é que o condomínio Paulistano não foi cobrado para fazer as obras de canalização e despejo de esgoto. Segundo Renê, a tubulação do condomínio despeja nos canos da Sabesp e, por essa região não ter sistema de tratamento, a própria Sabesp despeja no córrego do Itararé.
                Outro apontamento é a falta de diálogo entre os diversos programas do poder público. Um exemplo disso é a não intercessão entre o programa Córrego Limpo e a construção de parques lineares.

                A partir desta conversa entramos na pauta sobre a lei de zoneamento e de uso e ocupação do solo. Neste momento Sergio faz a proposta de organização de um debate elucidativo sobre a questão da lei de zoneamento entre a sociedade civil, a promotoria de justiça e o SMDU (Sec. Municipal de desenvolvimento urbano). A Andreia, representante da DRE ficou responsável por verificar as datas disponíveis na agenda do auditório do CÉU Butantã para serem ofertadas aos órgão que serão convidados para este debate. 
________________________________________________________________________________
Reunião Rede Butantã – 05/Novembro/2014

Local: Sala Butantã – Subprefeitura Butantã

Pauta:
Apresentação dos Participantes – Informes
Apresentação Conselho Participativo do Butantã
Apresentação CADES-Bt
Apresentação Conselho Gestor de Saúde do Butantã

Conselho Participativo do Butantã (Conselheiros Werner e Márcia, da Comissão Coordenadora do CPM-Bt):
Posse em 25 de janeiro de 2014 – 43 conselheiros (depois foi eleito o representante dos imigrantes – Werner Reghental).
Regimento Interno aprovado em abril.
Este primeiro conselho tem a missão de organizar e construir o funcionamento do conselho, o que não é fácil pois se trata de 44 pessoas com variadas linhas de posicionamento político.
Construção de um anexo de ética e convivência.
Diagnóstico da região e construção de propostas – Grupos de trabalho.
- Questões levantadas: Importância de divulgação de atas e reuniões aos outros conselhos; Reunião extraordinária em 13 de novembro, às 19h30, nesta mesma sala, com o Secretário de Serviços, Simão Pedro; Importância de que os grupos de trabalho tenham um papel mais político do que técnico; Conselho Participativo tem maior acesso ao orçamento do que outros conselhos. Importância do CPM ser capaz de acompanhar e atuar na discussão do orçamento. Neste momento o orçamento de São Paulo está muito centralizado.

CADES – BT (Conselho de Desenvolvimento e Cultura de Paz)
Cades é cobrado por questões que não lhe dizem respeito. O que diz respeito ao CADES:
Redes hídricas, Rede coletora de esgoto, Parques lineares, Manutenção de parques, Ocupação de solo, Coleta e destinação de lixo, Educação ambiental.
Agenda 21 – 179 países assinaram o documento em 1992. Brasil ainda não fez a sua agenda 21.
Composição do CADES – 16 conselheiros – 8 do governo e 8 da sociedade civil. Subprefeita é presidente do Conselho.
(Anexo – Anotações do Conselheiro Airton)

Conselho Gestor de Saúde (Mário Souza)
Preocupação em qualificar a discussão e melhorar formação de conselheiros.
Conselho tripartite (Usuários, Servidores e gestores)
Reuniões sempre na segunda terça-feira do mês às 17h00, na Supervisão de Saúde (Av. Corifeu de Azevedo Marques).
O.S. majoritária na região – Fundação Faculdade de Medicina.
Anexo – Power Point da apresentação de Mário Souza.

Preocupações e sugestões apontadas:
- Maior integração entre os vários conselhos;
- Diagnósticos participativos (Participação da população e dos vários conselhos);
- Necessidade de URSI – Casa Dia no Butantã;
- Saneamento é tema que diz respeito a todos os conselhos. Necessidade de cobrança à Prefeitura para respostas mais ágeis;
- Falta de poder da Subprefeitura;

- Importância de agenda comum e fortalecimento de todos os conselhos.

_________________________________________________________________________________
Reunião Rede Butantã – 01/Outubro/2014

CRSANS – Jardim Jaqueline


Coordenação da reunião: Martha Pimenta

Assinaram a lista de presença 16 pessoas


Apresentação dos participantes – Informes
- Projeto Casulo volta a participar das reuniões da Rede Butantã. Tem nova diretoria e novas propostas de atuação. Levantamos possibilidade de realização de reunião no espaço para melhor apresentação destas mudanças. Para 2015. Casulo deve apresentar data;

Apresentação CRSANS (Solange Redolfi)
Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional, tem suas origens em 2001, com a luta pela preservação deste espaço que ocupa hoje, com forte participação da Rede Butantã e do Instituto Pólis. Participa da Rede de Segurança Alimentar e da construção de um Plano Regional de Segurança Alimentar.
Regulamentação do CRSAN aconteceu apenas em 2010, e esta demora contribuiu para que se esvaziasse mobilização da população do entorno que inicialmente era mais forte e que foi enfraquecendo com a demora no reconhecimento e legitimação deste espaço pelos órgãos competentes.
Existe planejamento de Seminário para fortalecimento deste trabalho. Deverá acontecer em dia da semana para facilitar a participação de segmentos envolvidos profissionalmente com o tema.

Entrega da Chácara do Joquei à Prefeitura Municipal
Evento amanhã – 2 de outubro – de entrega, por oficial de justiça, da posse da Chácara à Municipalidade. Prefeito estará presente.
Concordância de todos os presentes da importância desta conquista.
A Rede Butantã tem entendido que esta é uma conquista da sociedade civil e que a vontade política da gestão do Prefeito Fernando Haddad foi fundamental para transformar este espaço em Parque Público.
Apoio à carta aberta que será distribuída e entregue ao Prefeito amanhã pelos representantes do Movimento “Parque Chácara do Joquei”.
Preocupações apontadas referentes à implantação do Parque:
  1. Inicialmente a atribuição de elaboração de projeto para implantação do parque estava a cargo da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente. Esta foi uma solicitação feita, inclusive, em documento entregue ao próprio Secretário do Verde, em Audiência Pública no CEU Butantã, A atribuição à SVMA garante o tratamento do espaço como Parque, garantindo preservação das áreas verdes;
  2. Reunião realizada em 2 de setembro na Subprefeitura foi chamada pela Subprefeitura com o objetivo de informar sobre o processo de consulta pública que deveria subsidiar o projeto do futuro parque. A SVMA propôs uma parceria com a Subprefeitura para desenvolver o processo de consulta pública. O Secretário do Verde, em reunião no salão da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em 25/09/2014, ressaltou a importância da participação popular na elaboração do projeto;
  3. Calendário de oficinas e de participação apresentado naquele momento pela Subprefeitura atendia a reivindicação de participação popular assim como de participação do Governo Local na elaboração do projeto, respeitando reivindicação antiga da Rede Butantã de fortalecimento da Subprefeitura atendendo necessidade de descentralização de decisões;
  4. Há plenária proposta pela sociedade civil para o dia 13 de outubro – Apresentação de propostas de oficinas;
  5. No Parque Tietê, inaugurado no mês passado, a Secretária de Esportes assumiu todo o projeto e não levou em consideração aspectos importantes que foram apontados pela SVMA anteriormente. Não queremos que questões relativas à preservação do verde e de permeabilidade do solo; questões relativas à preservação da história do lugar e reivindicações da comunidade sejam atropeladas por um projeto que garanta apenas rapidez na entrega;
  6. Preocupação com a instalação de estação de Metrô no Parque e a necessidade de harmonizar o projeto da futura estação com o parque.
  7. Importância da Subprefeitura como interlocutor na costura inter-secretarial e na garantia de participação da Sociedade Civil.
  8. Desejo do Prefeito de implantar o parque pode esbarrar em negociações políticas. Acordos de governabilidade são problema do prefeito, não nosso. Podemos fazer documento com nossas reivindicações, o que pode dar, inclusive mais força ao prefeito para negociação.


Encaminhamento:
Fazer documento da Rede Butantã destacando três pontos simples: 1. Parque é atribuição da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente – Lutamos por um Parque e esta é prerrogativa fundamental; 2. Participação da Subprefeitura na organização de oficinas e audiências que garantam participação popular e interlocução com as diversas secretarias; 3. Transparência da Secretaria de Governo sobre como se dá ou se dará processo de implantação do Parque. Reunião com sociedade civil.
Sonia Dô fará minuta – Entrega de documento no dia 2 pelo Pedro Perez, como representante da Rede Butantã. Envio do documento ao grupo virtual.


2. CAPS Butantã
Apoio da Rede Butantã ao documento feito por servidores do CAPS Butantã para entrega ao prefeito no evento de amanhã. Reforço de solicitações feitas ainda em 2011, solicitando mais CAPS e fortalecimento das condições de trabalho deste.
Martha fez minuta de documento. Ainda assina em nome da Rede Butantã.

3. Descentralização
Papel do Conselho Participativo do Butantã. Fortalecimento do CPM e participação no Governo Local.
Como acompanharmos melhor as decisões do governo local?
Solicitar reuniões abertas do Governo Local – Representação pelo Conselho Participativo?
Realização de reuniões itinerantes. Reconhecimento do Butantã.

Próximas reuniões:
5/novembro/2014 – Sala Butantã – Subprefeitura
- Convidar Sub-prefeita; Conselho Participativo Municipal do Butantã, CADES Bt, Conselho Gestor de Saúde do Butantã e Conselhos Tutelares. (Com tempo – breve – para apresentação dos trabalhos).
- Apresentação do GT Organização Rede Butantã – levantamentos, propostas, trabalhos.

03/dezembro/2014 – Educandário Dom Duarte – Liga Solidária
Reunião de avaliação e planejamento da Rede Butantã.
Construção de agenda
Avaliação de atribuições e compromissos.

Divulgação pelo grupo virtual de datas de reuniões e atividades propostas pelos grupos de trabalho da Rede Butantã: GT Mobilidade; GT Violência; GT Organização RB.

________________________________________________________________________________ Reunião Rede Butantã – 03/setembro/2014

ETEC Cepam – Cidade Universitária


Coordenação da reunião: Martha Pimenta
Secretaria da reunião: Erika Ribeiro
Início as 10h
Assinaram a lista de presença 19 pessoas


Reunião teve início às 10h com uma rodada de apresentações e informes:
1.       Debate na Casa da Cidade sobre recursos hídricos – 04 de setembro às 19h30.
2.       13 e 14 de setembro, na Praça das Artes (Centro) – Festival de Iniciativas Colaborativas Veja a programação completa em cocidade.com.br
3.       08 de novembro – reunião sobre zoneamento do bairro
4.       06 de setembro – reunião na Casa de Cultura sobre a Lei Orçamentária
5.       11 de setembro – reunião ordinária do FOCA (14h30 às 16h30)
6.       22 a 26 de setembro – Semana do ECA – FoCA-Bt
7.       26 e 27 – Conferência Livre no Educandário – FoCA-Bt
8.       7 de novembro – etapa livre da Conferência da Criança e Adolescente
Apresentação ETEC Cepam – Importância na ajuda de divulgação das inscrições para Vestibulinho. Apoio Rede Butantã.
Informe Chácara do Jóquei – Reunião com secretário do verde e meio ambiente. O prefeito esteve em uma das plenárias de discussão do parque. Parece que existe vontade política para essa realização. Dia 02 de setembro teve reunião na subprefeitura para apresentar um plano de trabalho de como será implantação do parque, com apresentação de programa de oficinas e participação popular na elaboração do projeto:
Datas: 20 de setembro às 9h na Casa de Cultura – Secretários estarão presentes para apresentar suas propostas para o parque (reunião pública)
24 de novembro está previsto a conclusão dos trabalhos de discussão do parque e envio da proposta para uma empresa que fará a implantação do parque.
08 de outubro / 28 de outubro / 12 de novembro – das 19h às 21h na EMEF Teodomiro Dias
Plenária de Saúde – aconteceu dia 6 de agosto
Compromisso de que teremos o Mais Médicos no Butantã
Assusta bastante o movimento a desvinculação do HU da USP, conselho gestor se coloca como contrário.
A questão da violência no Paulo VI com os funcionários da saúde também assusta bastante.

Faixa na Raposo
Movimento crescente – movimento pela faixa exclusiva para ônibus no trecho urbano da rodovia
Reuniões periódicas na EMEF Roberto Mange
Paralisação da Raposo no dia 05 de setembro às 17h30 na frente do Parque da Previdência

Ciclovias
O secretário trouxe a proposta de 400 km de ciclovias e fazíamos ciclovias muito caras. Agora a quantidade maior de ciclovias deve acontecer ocupando e disputando espaços. Juntos dos grupos locais da CET (GET) foram acordando onde seriam as ciclovias.
Deve-se analisar para onde as ciclovias levam, a infraestrutura existente (por exemplo bicicletários).
Aqui no Butanta – devemos lutar para a implantação até o Taboão, conseguir força para que os locais tenham bicicletários e sinalização
Documento: Considerações sobre ciclovia piloto do centro e Eliseu de Almeida (no site da Ciclocidade)
ITDP fez proposta para a região em 2006 e Ciclocidade trabalhou com essa proposta. Esse estudo já pode ajudar a pensar na questão da mobilidade da região.
Lei do Chico Macena e Valter Feldman (decreto 28485)
Conselho Participativo votou como prioridade o término da ciclovia na Eliseu.
Fazer um documento com pontos estratégicos da Região e encaminhar para a Gerência de Engenharia de Tráfego (GET). à sugestão de pautas: bicicletário em terminais, travessia de pontes, paraciclo, circuitos de casa de cultura e parques. Verificar também a questão do parque linear do Sapé e Ciclovia de lá.
Surge sugestão de uma atividade da Ciclocidade sobre o direito a cidade na Semana do ECA (terça ou quinta).
Sugestão de chamar reunião na subprefeitura com a CET no Butantã (com o GET).

Sobre a organização da Rede
Para potencializar o trabalho da rede, temos uma necessidade mínima de organização da Rede.
Reunião no dia 12 de setembro, das 18h às 21h, para discussão de organização da Rede

Próxima Reunião – 01 de outubro ou dia 08 de outubro (CRSANS)
Verificar disponibilidade de ser na Subprefeitura no dia 05 de novembro.
Para a reunião na Subprefeitura, proposta de levantar dados e chamar a CET.
Reunião de dezembro: para falar dos trabalhos da Rede para o próximo ano


Pauta da próxima reunião: Microrede do Sapé, organização da reunião da subprefeitura

_________________________________________________________________________________

Reunião Rede Butantã – 07/Maio/2014

Casa de Cultura do Butantã
Rua Junta Mizumoto, 13 – Jd. Peri-Peri
Coordenação da reunião: Pedro Guasco
Secretaria da reunião: Martha Pimenta
Início as 9h45 - 14 pessoas
Assinaram a lista de presença 23 pessoas

1. Apresentação dos participantes

2. Breve apresentação da Rede Butantã
Criada em 1999 vem se reunindo desde então sempre na primeira quarta-feira de cada mês, de fevereiro a dezembro, em locais itinerantes, visando favorecer que as pessoas conheçam melhor a região e que todos possam participar da Rede. A Rede se pauta pelos princípios da horizontalidade, do respeito a autonomia de seus participantes e da defesa da população da região, especialmente dos distritos com maiores problemas econômicos e sociais (Rio Pequeno, Vila Sonia e Raposo Tavares). A RB tem um grupo virtual ao qual todos os que participam de reuniões presenciais e deixam seus endereços eletrônicos são incluídos e não havendo interesse em participar o próprio participante pode solicitar sua exclusão diretamente no grupo do Google (rede-butanta@googlegroups.com); a RB tem também um blog onde ficam disponibilizados documentos da Rede, memórias das reuniões e outras informações: http://redebutanta.blogspot.com.br/ e, ainda, um grupo no Facebook: http://redebutanta.blogspot.com.br/

3. Apresentação Casa de Cultura/Supervisão de Cultura/Fórum de Cultura
A Casa de Cultura do Butantã tem 22 anos. Inaugurada na gestão da Luisa Erundina. Embora tenha dificuldades financeiras sempre, se coloca como polo de cultura da região. Existe informação de que a Casa deve ser vinculada a Secretaria de Cultura, não respondendo mais à Supervisão de Cultura da Subprefeitura do Butantã. A Casa de Cultura tem uma programação bastante intensa de oficinas, saraus e festas. Atividades sempre gratuitas. A programação das oficinas está disponível na página da Subprefeitura em:
Supervisão de cultura - não tem orçamento próprio. Pequeno recurso vem para a Casa. Se propõe a fazer a articulação de artistas e o fomento a ações que entrem pela sociedade civil. Cultura tem em geral poucos recursos diretos, mesmo em outras esferas. Recursos vêm mais de editais e leis de incentivo. Dificuldade de informações para participar destas oportunidades.
Fórum de Cultura – Representação da Sociedade Civil. Não é da Casa de Cultura ou da Supervisão de Cultura.
VIII Mostra de Cultura do Butantã, realizada em 2013 - Qualidade das apresentações foi muito boa. Não há cultura de valorização do artista local. Pessoas pagam para ir ver apresentações destes artistas em casas mais distantes e com ingressos pagos e não há público forte nas apresentações gratuitas locais.
VAIi e Pontos de Cultura - Participação ainda não mapeada, mas as inscrições embora feitas no Butantã não eram obrigatoriamente de projetos locais. Da mesma forma pode ter havido inscrições de projetos do Butantã em outros pontos da cidade.
Edital do PROAC aprovou recursos para a realização da IX Mostra de Cultura do Butantã que acontecerá entre os dias 15 e 24 de agosto. Até o dia 30 de maio serão aceitas inscrições para participação na Mostra. Mais informações para inscrições, no Facebook:
Em 2014 a Supervisão de Cultura esteve empenhada no Carnaval na Eliseu de Almeida. Existe no Butantã uma concentração de bons sambistas que participam de grandes escolas de samba de São Paulo.
Conselho de Cultura - Existe conselho municipal mas não regional. Existe representação de vários segmentos e a representação regional é pequena.
Proposta (Sonia Hamburger) - Rede de Sistema de Cultura (MINC) - São Paulo ficou fora nas ultimas gestões municipais por falta de interesse dos governantes. Retomada da participação neste momento. Possibilidade de apresentação em uma próxima reunião.
Fórum de Cultura (Nelson) - Imagem do fórum ainda muito ligada a Casa de Cultura. Ainda não há reconhecimento do FC por todos os artistas da região.
Espaço de participação – Reuniões do Fórum acontecem na segunda segunda-feira de cada mês as 19h30 na Casa de Cultura. Próxima reunião: 12 de maio.
Abertura para colocação de questões e sugestões:
Proposta (Viviana Bosi): Divulgação da Casa de Cultura é muito pequena. Muitas pessoas, que moram bem próximas à Casa não a conhecem. Importância de fazer forte divulgação com cartazes colocados em pontos de ônibus e locais que alcancem a população. Sugestão de maior utilização do Facebook, com os participantes da Rede compartilhando eventos e informações a respeito.
Preocupação (Martha Pimenta) com a redução de poder no governo local. Retirada da casa da Supervisão de Cultura é uma demonstração de retirada do poder local. Movimento da Rede sempre foi de fortalecimento do poder local. Não permitir que a Subprefeitura volte a ser administração regional e zeladoria. 
Claudio - Supervisão de cultura deve ser o braço da Secretaria de Cultura na localidade, fazendo sentido ser ligada a subprefeitura. Existe discurso que defende a ligação com a Secretaria porque nem sempre o Supervisor de Cultura é uma pessoa que realmente conhece cultura.
Preocupação com “loteamento de cargos”.
A Rede deve fazer algum documento específico sobre esta questão?
**Fórum de Cultura é o espaço mais apropriado para as discussões de cultura. Rede Butantã pode apoiar documentos ou reivindicações saídas dele.
Pedro Guasco - importância de fortalecer os espaços de divulgação. Importância de criar um hábito. A classe artística desconfia de todas as gestões, independente de qual seja. A descentralização entra nessa questão. Na cultura o mapa, rede, não é bem compreendido. A ideia da supervisão é fazer a ponte dos grupos de cultura locais com a secretaria porque ela não tem capilaridade e acaba favorecendo os grupos já estabelecidos. Por isso a necessidade de se descentralizar e de se fazer a articulação via supervisão.

4. Mobilidade no Butantã
Reunião na quinta-feira (8 de maio) com o secretário Jilmar Tato.
Grupo de Trabalho sobre Mobilidade já tem bastante discussão acumulada e propostas a fazer.
Importância de que seja apresentado documento nesta oportunidade. O Secretário vem como representante do Governo e por isso é importante que seja feita entrega de documento mais abrangente, que não fale apenas da questão de mobilidade. Entrega da Carta aos Candidatos, que foi entregue ao Prefeito Fernando Haddad quando ainda era candidato. Importância de lembrar estes compromissos. Marcia pode colocar proposta de documento do GT Mobilidade na rede virtual para aprovação para entrega amanhã, juntando o documento mais amplo ao mais específico.
Janete - Reunião no sábado no Educandário Dom Duarte sobre a situação específica e complicada da Raposo Tavares. Necessidade de corredor de ônibus que facilite o trafego de transporte coletivo na área urbana da Rodovia. Atividade na Raposo Tavares mobilizando o Butantã como um todo. Fortalecimento da divulgação do movimento.

5. Situação da Saúde
Boicote da Fundação Faculdade de Medicina ao programa “Mais Médicos”, dispensando médicos em áreas onde há um ano não se fecha a equipe para funcionamento do PSF por falta de médico. Urgência de documento neste sentido.
Pronto socorro do HU não atende mais a população. Sempre foi muito difícil o atendimento no H.U.
Mais uma vez a existência do Conselho de Saúde pode agilizar a elaboração de documento que fundamente todas estas questões e a Rede pode apoiar este documento, assim como as instituições, associações que participam da RB podem assiná-lo individualmente.

6. Outros Informes:
Comitê pelo Plebiscito e  Constituição 
Próxima reunião do Comitê na terça-feira, 13 de maio, às 19h00 na Subprefeitura.
Córrego Itararé
CADES tem acompanhado a situação e existe desconfiança de que o córrego esteja sendo tamponado. Importância da discussão da questão das águas. Cades pode questionar as autorizações dadas para as obras nesta região do Córrego Itararé, mas é importante que se mantenha mobilização e cobranças. Rene e Pedro Perez estiveram presentes no início da reunião, se retirando para participar de reunião que tratará especificamente da questão dos Parques Lineares.
Ciclo de debates - Centralidade Butantã
Zoneamento e uso do solo no Morro do Querosene - valorização dos terrenos e inicio da expulsão da população mais pobre. Cultura e meio ambiente - ocupação da rua como espaço de convívio. Mobilidade e vias estruturais. 
ITCP/USP
Levantamento de organizações e serviços da região que tenham trabalhos relacionados à Economia Solidária.
Fórum de Cultura
Orquestra de Berimbaus com apresentações em vários lugares. Apresentação Ballet Cristina Moreno na Casa de Portugal.
Foca-Bt
Reunião amanhã, 8 de maio, no Sinhazinha Meirelles.  Organização da Conferência Regional dos Direitos de Crianças e Adolescentes.
Casa de Cultura
Sarau dia 31 de maio. Festa junina dia 14 e 15 de junho.
Terceira Idade na Casa de Cultura – Quartas-feiras, das 14h00 às 16h00.
Programação DRE Butantã
Jornada de palestras e debates no CEU Butantã no final do mês: Conhecer para não repetir: 1964.
Equipe CRAS Bt
Levantamento de serviços públicos no Butantã Georeferenciados. Disponível em CD. Verificação da possibilidade de ser disponibilizado pela Internet.

PRÓXIMA REUNIÃO
4 de junho - 9h00


Pauta:
Informes mobilidade
Informes do Conselho Participativo Municipal do Butantã (Grupos de trabalho)
Saúde – Apresentação de documento elaborado pelo Conselho de Saúde.
Comitê Plebiscito Popular


Martha Pimenta

________________________________________________________________________________

REUNIÃO ORDINÁRIA DA REDE BUTANTÃ

05/02/2014

PRESENTES: Roberta, Silvio, Viviana, Hélio, Werner, Roldão,

Márcia G., Marcos Muniz, Sonia Hambúrguer, Lucia, Pedro, Janete,

Maria Angélica, Theo Toufic, Nilton, Cacildo, Dirce, Priscila, Rivalda,

Tereza, Erika, Marco, Regiane, Fernanda, Thaís, Marcio, Pedro

Guasco, Guilherme, Adriana, Sergio Reze, Martha Pimenta.

PAUTA:

• Informes

• Apresentação do EDD;

• Apresentação do PIDS-DRT (Projetos integrados de

desenvolvimento sustentável – Distrito Raposo Tavares).

• Relato sobre a 1ª Reunião do Conselho participativo

• Explanação sobre o Plano Diretor e a questão da

mobilidade na região;

• Apresentação do GT de mobilidade, responsável por

elaborar ciclo de debates sobre mobilidade urbana na

região.

1. Informes:

07/FEV – Ato em prol do retorno da Linha 577T – Vila Gomes/

Jd. Mirian;

13/FEV – Reunião Ordinária do FOCA- Bt, às 14:30hs – Pq.

Previdência;

15/FEV – Reunião ordinária do PIDS no CÉU Uirapuru, às

9:00hs;

25/FEV – Reunião ordinária do Fórum do Cidadão Idoso – Pq.

Luis Carlos Prestes, às 9:00hs;

26/FEV – Reunião ordinária da Microrede do Sapé – CÉU

Butantã, às 09h30min;

2 e 3 de março – Carnaval na Av. Eliseu de Almeida (das 21h00

às 3h00).

31/MAR – Eleição do representante imigrante do Conselho

Participativo. (Werner Regenthal – Participante da Rede Butantã já

há muitos anos, será candidato).

2. Apresentação do EDD

Mario Martini (diretor do Educandário Dom Duarte) apresentou

todos os projetos da Liga Solidária e explanação sobre a ampliação

do trabalho do SASF este ano por entenderem ser este um trabalho

urgente na região da Raposo. Solicitou apoio da Rede Butantã

para que edital de abertura de Serviço de Assistência a Família

no Rio Pequeno seja aberto. Falou da preocupação e empenho do

Educandário na formação de novas lideranças.

3. PIDS – Projetos Integrados de Desenvolvimento Sustentável no

Distrito da Raposo Tavares (Apresentação feita por Janete Lima e

Maria Angélica)

A proposta do projeto é de melhoria da qualidade de vida no

distrito Raposo Tavares. A idéia é promover o desenvolvimento

sustentável como forma de reduzir as desigualdades sociais distritais

e regionais.

Foram feitos estudos com apoio de uma assessoria contratada

pela Liga Solidária para mapear os diversos níveis de problemas

elencados pela população da região.

Um dos problemas identificados foi a ociosidade do espaço Vila

Olímpica, pertencente ao governo do Estado, pois não é

regulamentado e não tem destinação de verba.

Ganharam o Prêmio “Milton Santos” em 2013 e estabeleceram

metas de atuação para 2014 que envolvem reurbanização do Pq.

Tizo, Nascente do Jaguaré e Pq. Juliana que tem proposta de parque

linear.

4. 1ª Reunião do Conselho Participativo (informes dados pelos

conselheiros presentes: Marcia Gregori, Roldão Soares e Martha

Pimenta)

Foram 43 eleitos e 35 estiveram presentes neste primeiro

encontro. Esta reunião tinha como pauta específica a eleição da uma

coordenadoria e secretaria interinas até a aprovação do Regimento

Interno.

Havia a expectativa de uma reunião mais truncada. Houve uma

boa recepção do Lapolla (responsável pela eleição regional) e pelo

Luis Felipe (subprefeito) que explanaram os objetivos desta primeira

reunião.

Outro ponto abordado foi que nem todos os conselheiros estão

inseridos em outros movimentos, o que dá uma amplitude de visão.

No mesmo edital em que se determinou eleição dos

coordenadores de cada subprefeitura, há previsão também de estes

mesmo coordenadores se reúnam em um conselho macro da cidade.

Há também indicativo de que os conselhos devem abrir canal de

interlocução com as redes estabelecidas na região.

Coordenadora : Martha Pimenta e Secretária: Regiane Souza

Teixeira

Representantes para o CPOP (Conselho de Orçamento

Participativo): Paulo Lomar e Lia.

A próxima reunião está prevista para o dia 13/FEV, às 19:30hs

na subprefeitura do Butantã.

5. GT de Mobilidade (Márcia Gregori)

Grupo formado por aproximadamente 13 pessoas que

elaborarão um plano para o Seminário específico sobre o tema que

será organizado por bloco: mobilidade, fluidez do trânsito,

acessibilidade, etc.

A proposta é convidar tanto estudiosos sobre o assunto quanto

os responsáveis pelas diversas áreas.

6. Plano Diretor e a mobilidade na região

A arquiteta Lúcia Martins Campos fez um estudo sobre o

projeto dos três planos diretores do município (2002, 2004, 2013/

2014) com foco na questão da mobilidade.

Ela apresentou diversos mapas com as alterações para a região

em cada plano.

No debate que se seguiu foram colocadas questões que necessitam

de encaminhamentos futuros para realização:

1.Elaboração de documento, como o que foi feito para os

candidatos à prefeitura do município, a ser entregue aos

candidatos que concorrerão nas próximas eleições. Este

documento deve conter as principais reivindicações que tem

consenso na Rede Butantã e que dependem de decisões de

esfera estadual ou federal. (Situação da Vila Olímpica)

2. Elaboração de documento com questões também já aprovadas

em reuniões da Rede, que tem relação com mobilidade urbana:

Não ao túnel da Praça Elis Regina; Colocação de micro-ônibus

que façam os percursos transversais no Butantã; Não ao

monotrilho da João Saad, pelo seu forte impacto ambiental

(verificação de quem defende no Butantã a execução deste

projeto); soluções para a mobilidade caótica da Rodovia Raposo

Tavares (corredor de ônibus); Continuidade e melhoramentos

da Ciclovia da Eliseu de Almeida até o Taboão da Serra.
______________________________________________________
Memória da reunião da rede Butantã

Data: 03 de julho de 2013 – 9:00 h
Local: Salão paroquial da Igreja Nossa Senhora de Fátima
Presentes as pessoas que constam na lista de presença.

Lista de siglas utilizadas nesta memória
CADES – Conselho de Representantes do Meio Ambiente e Cultura da Paz
DRE – Direção Regional de Ensino do município (Butantã)
OCDC – Organização Cultural e de Defesa da Cidadania
SVMA – Secretaria do Verde e do meio ambiente

Assuntos da reunião:
Apresentação das atividades da paróquia
Apresentação dos presentes e breves informes
Discussão sobre a organização da Rede Butantã
Discussão sobre a Chácara do Jóquei e outros parques


Abertura
Após a apresentação da pauta do dia, passou-se à breve apresentação das atividades da paróquia Nossa Senhora de Fátima pelo padre Darci. Foi destacada a participação da paróquia em questões sociais ligadas e não ligadas ao bairro. Dentre as lutas em que a paróquia se envolveu estão a defesa da chácara do jóquei e da ciclovia do Butantã.

Apresentações e informes

03/07/2013 – Roda de conversa sobre as manifestações no Brasil, CEU Butantã.
06/07/2013 – Reunião de organização da Gazeta Cidadã (mudança de diretoria), 10 h, Cursão, R Silvio Dante Bertachi, Vila Sônia.
04/07/2013 – Reunião do FOCA na Diretoria Regional de Ensino, 14h30 (Discussão: Semana do ECA 24 a 28/09; Conselhos tutelares; Gestão democrática das escolas; Maioridade penal).
25/07/2013 - Reunião extraordinária do FOCA,na DRE Butantã, com a pauta da devolutiva do governo local sobre ações de Assistência Social e Cultura referentes a criança e adolescente.
17/07/2013 – Conferência livre de cultura do Butantã – Casa de Cultura do Butantã.
20/07/2013 – Cultura no Butantã, como acessar os editais, 14 h (informe Penha).
27/07/2013 – Discussão do plano diretor regional estratégico do Butantã – CEU Butantã 9h.
27/07/2013 – Etapa preparatória da IV conferêncai municipal de meio ambiente - Tema: implementando a PNRS na cidade de São Paulo - 15h30 - 19 h - CEU Butantã.
28/07/2013 – Conferência de cultura da macro-região oeste, Tendal da Lapa.
16 – 17/08/2013 – Conferência municipal de educação.

Discussão sobre a Organização da Rede Butantã

Martha Pimenta (USP): Discorreu sobre o histórico da Rede Butantã, desde sua fundação em julho de 2000, tendo como entidades iniciais o Centro Social Santo Dias, Cooperativa Vira-lata, Casa de cultura, Centro comunitário Vila Dalva e SAE DST-AIDS. A Rede Butantã atualmente possui dois grupos virtuais, sendo o primeiro “rbutanta@grupos.com.br” com aproximadamente 300 endereços de e-mail e o mais atual “rede-butanta@googlegroups.com” com aproximadamente 200 endereços de e-mail. Proposta: manter apenas um dos endereços de e-mail como oficial, para isso está sendo proposta a transferência dos endereços do rbutanta@grupos.com.br para o googlegroups.
Além dos grupos virtuais de e-mail a Rede possui uma página no facebook e um blog (redebutanta.blogspot.com.br). Quanto à página do facebook será elaborada uma lista com algumas normas que permitam a moderação da página, principalmente para impedir propagandas comerciais.

Solicitou a todos que pensem em como normatizar duas questões:
Representação da Rede Butantã
Elaboração de documentos da Rede


Discussão sobre a Chácara do Jóquei:

Padre Darci: Para resolver o impasse em relação à aquisição do terreno da chácara do jóquei foram realizadas reuniões em que estiveram presentes o deputado Vicente Cândido, o secretário dos esportes Celso Jatene, o presidente do Jóquei clube de São Paulo e um assessor do ministro Aldo Rebelo. Na subprefeitura foi realizada uma reunião e elaborado um documento para ser levado ao prefeito e para a frente parlamentar para a sustentabilidade (vereadores). O documento foi feito pela paróquia Nossa Senhora de Fátima, assinado pela Rede Butantã e outras entidades. Neste documento solicita-se uma audiência pública na câmara dos vereadores e uma reunião com o prefeito Fernando Haddad.

Guimarães: Disse que o presidente do Jóquei clube tem uma proposta de que 100 mil m2 da área sejam destinados à prefeitura como pagamento da dívida e que os 50 mil m2 restantes ficariam com o Jóquei. Disse que o Jóquei quer já há algum tempo pagar a dívida e que a prefeitura não quer receber, mas quer pagar R$ 40 milhões em um terreno que vale mais.

Pedro Guasco: As cartas elaboradas pela paróquia pedem apenas uma reunião para a manifestação de interesse pelo parque público, por isso não dá para entender o porquê de o CADES não ter assinado o documento. Da forma colocada pelo presidente do Jóquei parece não ser interessante, pois há ainda a dívida federal e dívida futura que podem ser discutidas para a aquisição do terreno.

Djalma: Não vale a pena abrir mão do terreno pois será incorporado por construtoras certamente. Devemos conseguir os 15 mil m2. Temos que pensar no futuro de 40 anos, para não repetir os erros do passado, acabando de vez com as áreas verdes da cidade.

Sérgio Reze: Disse que concorda com o que colocou o Djalma anteriormente. Há que se evitar o processo de gentrificação e elitização dos espaços próximos às estações do metrô. Disse que a área integral deve ser destinada ao público, sendo parque e outros equipamentos.

Roldão: Disse que o CADES não será representado pelo subprefeito na reunião que está sendo solicitada pelo documento da paróquia. A prefeitura deveria desapropriar a prefeitura pelo interesse social, retirando uma parte do pagamento da dívida que o Jóquei clube possui e o restante realizar o pagamento a R$ 5000 / m2. Disse que o parque poderia se chamar Solano Trindade.

Renê: Haddad colocou o interesse sobre a área no começo de sua gestão, porém não houve o encaminhamento. Há um claro problema de mediação com o executivo, nossas reivindicações não estão chegando. A subprefeitura ainda não está fortalecida a esse ponto. Não temos muitas informações necessárias para discutir amplamente a situação, por isso é importante que acessemos nossos mediadores (Nabil Bonduki e Eliseu Gabriel). Essa situação vale para todas as questões do meio ambiente (Parque Água Podre, Parque Tizzo).

Padre Darci: Informou que o assessor do ministro disse que o ministério em geral não põe recursos para a compra, mas sim para a estrutura do parque.

Martha: Registrou sua decepção com a participação do CADES, tem a impressão de que a entidade não leu a carta da Paróquia. Afirmou que a discussão sobre a chácara do Jóquei é muito antiga, trata-se de uma reivindicação histórica da Rede Butantã e de movimentos sociais do bairro e que os representantes da população no CADES deveriam ter levado isso em conta. A entidade saiu enfraquecida disso.

Pedro Guasco: Há um real problema de falta de interlocutores, a atual Secretaria do Verde não conhece o problema. A maioria dos políticos que temos contato também tem pouco conhecimento do assunto. Acha que a proposta do presidente do Jóquei é pequena. A prefeitura disse que não vai colocar dinheiro do orçamento para comprar parques, que é o mesmo impasse com a Chácara da fonte, acha que a posição do CADES foi um retrocesso.

Sr. Margarida: Sua posição pessoal (não como representante dos Pequeninos do Jóquei) é de que temos que brigar pela área. Essa briga é para que as crianças tenham atividade esportiva no bairro. Acha que a posição do CADES foi definida por causa das atividades dos Pequeninos do Jóquei, que exercem atividade econômica na área atualmente. Defende que a área verde seja mantida. Informou que no dia 24/07 será feito um abraço simbólico em defesa da área.

Penha: A Chácara e os Pequeninos fazem parte da história do bairro e temos que respeitar essa história. Temos que convocar a Secretaria do Verde para colocar as questões ambientais na mesa.

Silvio: Manifestou a posição de que se deve garantir a desapropriação da Área integralmente para que nela se faça um Parque Público e depois se discutir os equipamentos que funcionarão ali dentro.

Cacildo: Seria importante criar escolas de esportes em Centros Comunitários, ques têm de ser geridas pela Prefeitura, porque temos de rejeitar a entrada de terceirizadas.

Renê: Há denúncia de que a Secretaria do Verde do Governo do Estado de SP, está aterrando córregos e brejos na implantação dos equipamentos públicos do Parque Tizzo.

Pedro Peres: O Parque da Água Podre foi criado com 33 milhões de reais e está abandonado, pois este não foi efetivamente implantado.

Uma comissão ficou responsável pela elaboração de documento de denúncia dos problemas que ocorrem no Parque Tizzo.
Uma comissão ficou responsável pela elaboração de histórico da implantação de parques e parques lineares na região do Butantã.
Uma comissão ficou responsável pela elaboração de documento a ser encaminhado aos vereadores Nabil Bouduki e Eliseu Gabriel para solicitar seu apoio na mediação da resolução do impasse da chácara do jóquei com a prefeitura.

Uma comissão ficou responsável pela elaboração de documento de contestação à posição do CADES em relação ao documento da paróquia Nossa Senhora de Fátima em relação à chácara do jóquei.

_________________________________________________________________________________

Reunião da Rede Butantã - Junho


Data: 05 de junho de 2013 – 9:00 h
Local: Projeto Casulo e EMEF Alcântara Machado (Real Parque)


Início no Projeto Casulo às 9h
10h20 – início da apresentação dos presentes
10h30 - Informes
Martha inicia os informes. Chamou o Chico Witaker para participar da reunião em julho (sobre o funcionamento da rede)
Sugestão para comissão de organização: Renato, Roldão, Erika, Martha
Próxima reunião na Paróquia Nossa Senhora de Fátima – 3 de julho às 9h da manhã (Rua Nossa Senhora do Monte Serat, 616)
Posse da Diretoria da Associação Comercial do Bairro (A Martha irá e fará um convite para eles participarem das reuniões da Rede)
Roldão: OCDC está participando do grupo de memória do Itaim Bibi – próxima reunião 29 de junho 10h30 (No Teatro Décio de Almeida Prado)
Pedro: Fórum de Cultura do Butantã (4ª reunião – dia 10 de junho às 10h30 na Casa de Cultura do Butantã) para formular a política cultural no bairro. Festa Junina da Casa de Cultura (22 e 23 de junho – começo da tarde até as 22h). Sarau no dia 15 de junho e dia 28 de junho Lual das 18h30 às 22h
Casa de Cultura todas as 4as das 14h às 16h – para terceira idade
A partir de janeiro de 2014: Jaguaré entra para a Subprefeitura de Butantã
Foca-BT (Fórum da Criança e Adolescente do Butantã): reunião dia 13 de junho às 14h na Diretoria Regional de Educação (tema: convivência)
26 de junho: audiência pública no salão nobre da Câmara a partir das 16h – debate sobre a não redução da maioridade penal
Foca Pinheiros (5ª feira, dia 13 de junho – 8h30) – atividade sobre maioridade penal – auditório Chico Mendes
Dia 15 de junho – Arraial do Casulo (entrada gratuita)
Etec Cepam: festa junina dia 21 de junho a partir das 18h, eventos: Copa e seu legado dia 06 de junho a partir das 17h e Paulo Freire: anistiado político no dia  24 de junho às 14h
Reunião na subprefeitura no dia 29 de maio, sobre o plano diretor – Martha enviou o link da Subprefeitura para a apresentação feita no dia.
Outra reunião sobre o Plano Diretor (preparatório): dia 10 de junho, no CEU Butantã, às 14h
Dia 27 de julho, no CEU Butanta: encontro no Butantã para a revisão do plano
Dia 22 e 23 festa junina de rua na comunidade do Real Parque

11h – Início dos debates
Pedro: Chácara do Joquei (área na Vila Sonia, que a luta é para que ela vire um parque). A negociação com os proprietários não chega a um valor, pois a valorização imobiliária fez com que o valor do imóvel passasse o valor total da dívida do Jóquei Clube com a prefeitura.
Pe Darci comentou sobre reunião que teve em Brasília sobre essa questão. Como consequência, o ministro Aldo Rebelo encaminhou um documento solicitando a avaliação da aquisição da área. Foi levantado que o Jóquei Clube também possui dívidas com o governo federal. As dívidas combinadas poderiam ser saldadas em troca da área. Alguns representantes do ministério e da prefeitura (Secretário Jatene, Rocha Azevedo, Ministro Aldo Rebelo, Deputado Vicente Cândido) compareceram em uma missa de domingo na paróquia Nossa Senhora de Fátima, quando afirmaram que o bairro realmente contará com essa área.
Dia 06/06 na Subprefeitura do Butantã, às 15h – Reunião com o subprefeito sobre a Chácara do Joquei e as possíveis ocupações para essa área. Comissão: Pe. Darci, Renê, Pedro, Roldão, Carmen, Cacildo, Chicão, Djalma, Nildo, Werner, Erika (chamar alguém da associação comercial)
Esse deve ser um espaço de preservação e que seja ligado ao esporte e à educação (possibilidades de um CEU ou ETEC).

Educação:
Cacildo: CEI e EMEI são muito elogiadas, já o Fundamental não é muito bom. Ele passará um texto para a rede.
- Progressão continuada: avanço se for implantada sem sabotagem e enganação (na realidade a avaliação é semestral ao invés da bimestral – não funciona)
- Aula de reforço é só para quem ficou com nota vermelha.
- Prova: devem vir da secretaria e depois os professores vão se adequando

Cristiane (Coord Pedagogica da EMEF Alcantara): a progressão já está sendo revista na rede municipal.
Projeto ampliar (fazer projeto e ganhar por recuperação paralela), problema no transporte para ficar no contraturno. (Reformulado por Cristiane T. Magen (CP da EMEF José de Alcântara Machado Filho): A educação em tempo integral na rede municipal é proposta através do Programa Ampliar e do Programa Mais Educação. A escola participa de ambos. A recuperação paralela (parte do Programa Ampliar) é oferecida aos alunos nas áreas de Português e Matemática, mas há baixa frequência dos alunos. Pensamos que oferecer transporte possa colaborar para melhor frequência. A escola reconhece a importância do Programa Mais Educação, pois o bairro não oferece opções culturais ou esportivas para a população com baixa renda.
Martha: comentou que não consegue informação sobre as reuniões do Fórum de Educação. Não são informadas as reuniões ou mudam o local em cima da hora.
Jéssica: dia 07 no EMEF Roberto Mandi, 19h – Próxima reunião do Fórum do Butantã de Educação.
Roberta: Propõe o fortalecimento dos fóruns específicos para que eles alimentem a Rede Butantã.
Martha: Poderemos discutir isso na reunião de organização da Rede Butantã, em julho.
Washington: Informou que o bairro Real Parque terá um grande espaço municipal de cultura e lazer dentro da comunidade.
Roldão: Comentou que a comunidade tem que discutir o que quer propor ao governo, ao invés de aceitar as medidas do governo impostas de cima para baixo. Fez a proposta de que a cada 3 meses a rede promova um seminário de tema específico (sugestão: Educação que temos não é a Educação que queremos).
Edson Lapolla: propôs uma discussão sobre qual o legado dos grandes eventos esportivos para o país.
Nilton: Solicitou a inclusão da pauta da saúde nas reuniões da Rede. Sugeriu a constituição de  um Fórum de Saúde.
Silvio: Informou que um Fórum sobre a saúde foi realizado recentemente na escola Amorim Lima. Na ocasião estiveram presentes diversos profissionais da saúde e usuários do sistema público.

Finalização da Reunião às 12h20.

Ata produzida por Erika Caracho Ribeiro, em 05 de junho de 2013 (alterações para inclusão no blog: Renato M Astray).

________________________________________________________________________________
Reunião da Rede Butantã - Maio


Data: 08 de maio de 2013 – 9:00 h
Local: Diretoria Regional de Ensino


Apresentação dos presentes – 9h às 9h45 (lista de presença)
Erika retoma os pontos principais de organização da rede, como o manual, discussões virtuais e presenciais, etc. Colocamos que a discussão será feita em julho, conforme sugestões no e-mail da rede
Informes – das 9h50 às 10h
- Dirce – grupo de capacitação em terapia comunitária. Em junho 25 e 26 de maio, penúltima aula do ciclo anterior – o dia todo (no Educandário – casa de atividades)
- Revisão do Plano Diretor: Subprefeitura do Butantã com Gabinete do Nabil: Capacitação para quem quiser colaborar nessa construção (29 de maio, sala Butantã, na Subprefeitura, das 8h às 12h)
- Inscrições abertas para o vestibulinho das Etec Cepam (cursos de Gestão de Políticas Públicas, Legislativo e Orientação Comunitária) até dia 16 de maio
- Reunião da Foca-BT: amanhã, 09 de maio, Rua Francisco Fernandes, 110 (Jd. Morro Verde – Campo Limpo) 14h30
- Grupo de Trabalho de Álcool de Drogas: Dirce está participando das reuniões preparatórias para receber o CAPS AD.
- Fórum de Cultura: GT de Comunicação e GT Organizativo (dia 20 de maio, na Casa de Cultura, 19h30, próxima reunião)
- 22 e 23 de junho terá festa de rua no Real Parque (Festa Junina) a partir das 14h
- Projeto Casulo: Dia 15 de junho terão a Festa Junina (a partir das 10h, o dia todo) – no Real Parque

Discussão sobre Educação Integral (das 10h00 às 12h30):
- Apresentação da Ana Cecília Simões: As pessoas confundem com escola em horário integral. Educação integral em escola de tempo integral é ótimo. A Educação Integral pode ou não se organizar em horário integral.
São Paulo conseguiu se credenciar como Cidade Educadora por meio dos CEUs (no final do governo Marta - 2004). Cidade Educadora se nutre da Educação Integral. Educação escolar faz parte da Educação Integral, mas não se basta nela. Ela amplia a visão, de como transformar todos os espaços da cidade como educativos: entra a discussão de praças, apropriação do Plano Diretor, Parque Linear... Isso tudo forma o contexto político.
Rede e roda de conversa fazer parte dessa metodologia de trabalho da Educação Integral (Círculos de cultura do Paulo Freire).
45 CEUs da Cidade formarão essa construção de Educação Integral na cidade de São Paulo – houve um processo para a escolha dos gestores dos CEUs (com roda de conversa e edital publicado em Diário Oficial)
Os CEUs foram construídos em locais apontados por uma pesquisa social da Aldaíza Sposati.
Espera que possamos ser aprendizes dessa experiência para todo Brasil, que possamos ser exemplo para a Educação Integral no país.
Os Fóruns têm lugar na Educação Integral (Foca, Forúm de Educação e Cultura – Reuniões na Rego Freitas, na Consolação). A Frente Parlamentar de Educação e Cultura está propondo mudança na Lei Rouanet.
Muitas reuniões acontecem na cidade, temos que ter união e compartilhar as informações na Rede Virtual, para mantermos a “roda” e não perdermos as oportunidades de participação. Registro é fundamento da Educação Integral (escrito, fotográfico...). Será que dá para fazer Educação Integral? Sim. O DNA da EI é a construção de várias pessoas juntas, como as pinturas de Bottero (robustas).
- Márcia (da DRE) inicia sua fala sobre inclusão: fizeram reuniões em todas as escolas, com gestores. A prefeitura instituiu duas datas em cada semestre, que as escolas param e devem ter fóruns de discussão.  Dia 17 de abril conteceu a jornada da DRE Butantã. A avaliação do encontro foi positiva e os participantes também indicaram temas importantes para as discussões no decorrer do ano (próxima jornada dia 07 de junho).
O tema que mais surgiu é o tema da convivência (entre estudantes e entre adultos). É um sintoma, pois várias discussões devem ser feitas antes: participação, currículo, organização da escola, condições de trabalho na escola.
Três elementos para aprofundar: questão do currículo (organização dos curriculo, espaços da cidade como educativos), questão da Gestão (participação – como pode avançar) e rede de proteção social (como estabelecer vínculo intersecretarial para entender que a escola é parte desse processo, mas tem sido o único ponto dessa discussão).
- Projeto Casulo (Adelson): organização não governamental que tem como objetivo organizar trabalhos com jovens, principalmente na educação profissional, desde 2003. Projeto de inglês (aos sábados), biblioteca (parceria com o FUNCAD – Nota Fiscal Paulista, mediação de leitura), Sarau (sábado passado com mais de 300 pessoas) e curso profissionalizante. Resposta do e-mail (dia 24 de abril – Resposta SME Butanta à carta aberta a população – ensino público). O espaço da quadra é pouco para a utilização das crianças (algumas aulas são feitas dentro de sala de aula e não na quadra).
- Anna propõe uma reunião para discutir a utilização desses espaços comuns entre os interessados.
- Cacildo fala da rede estadual (com as informações que ele tem) – projeto de 2006, não deu certo, agora em 2012 retormaram a questão da escola em tempo integral. O tempo integral é para impedir que o aluno trabalhe, para universidades. Para ensino médio, querem “segurar” o aluno o dia inteiro, aula o tempo todo, não tem tempo para estudar. Ano passado os professores envolvidos nas escolas de tempo integral receberam um acrescimo de 50% no sálário (em 2013 foi de 75%). A mudança na grade no ciclo 1 aconteceu (retirada de ciência, história e geografia nos 3 primeiros anos).
- Encaminhamento: Dirce dá sugestão para fazermos um documento, produzido pela rede, e levar para a secretaria (educação integral e tempo integral).
- Diva: propõe que dentro da Cohab Raposo seja construido um espaço cultural (tem espaço já contruído). Um CEU que integre todas essas escolas. A comunidade precisa de um espaço de convivência. A escola tem influência na comunidade e falta integrar os pais, as famílias. Precisa, dentro da escola, um assistente social para fazer essa integração (ou professor e educador social /comunitário – sugestão do Pedro).
- Silvio: mora no mesmo local da Diva e tem visão diferente. Diz que a Cohab Raposo Tavares é o espaço mais privilegiado na cidade quanto a educação.  A escola poderia utilizar os espaços existentes na comunidade. Mas para ter essa educação integral, deve esclarecer o que é isso para as famílias. Trazer as famílias para as atividades externas pode aproximar.
- Viviane: sugestão para o pessoal que participa da Cultura. A população não fica sabendo o que está acontecendo (nos CEUs, na Casa de Cultura, etc). Pede que uma vez ao mês as pessoas que participam do Fórum de Cultura publiquem na rede e em outros locais de divulgação o que acontecerá no mês, no bairro, sobre cultura. Ainda tem uma observação sobre educação. É professora de Letras e diz que seus alunos não estão dando aula (os formados) e os que estão se formando também dizem que não serão professores. Eles sentem que não têm apoio na sala de aula, a questão do salário, ter que ir para várias escolas (condições de trabalho). Quer saber o que está sendo feito para melhorar a qualidade de vida dos professores a curto prazo.
- Anna: diz que é o desafio na prefeitura, a possibilidade é a aproximação da universidade na escola, olhando para programas federais que façam essa aproximação. A cidade de SP participa de 2 programas do governo federal: um deles PIBID (programa de iniciação à docência) – para aproximar os estudantes das escolas públicas.
- Dirce: no Comenius fizeram trabalhos com voluntários com crianças do bairro. Hoje não é mais o que fazem, mas tem vontade de mudar seu foco. Terapia comunitária utiliza Paulo Freire, autoestima, resiliencia, teoria dos sistemas e antropologia cultural. Podemos fazer um documento pela rede para valorizar a questão da assistência social. Sugere que nas rodas de conversa coloque a prática da terapia comunitária. Estão fazendo a capacitação no Educandário e entende que é instrumento valioso para qualquer lugar. Propõe conversa com a DRE Butantã, para que auxilie as escolas com essa técnica.
- Solange: a educação integral retoma o papel da Subprefeitura no desenvolvimento dessa construção. Devemos utillizar a EI para a construção do Plano Diretor e Plano de Bairro.
- Washington: questão do Casulo e abertura dos espaços para a Comunidade – chama para que trabalhem em parceria com a população local. O Alcântara é um ponto de encontro de violência e drogas. Deve-se trazer o órgão público para fazer uma roda de bate papo para saber o que está se passando. No Real Parque são poucos que conseguem se formar no ensino médio e se formar no nível superior.
- Anna: Alcantara tem sido foco de preocupação na DRE. Ontem participaram do conselho de habitação no Real Parque, para ouvir sobre o atendimento à demanda. Nessa escola: questão de professores (contratação emergencial) e organizar com equipe gestora da escola em atitudes dentro da escola (convivência escolar).
- Pedro: trabalha com cidade educativa e educador social, na integração das políticas públicas. Devemos dar função social para os espaços públicos. Todos nós somos educadores sociais, por participarmos da Rede. Na Cohab não precisa de CEU, precisa de “paraíso”.
- Marcos: alunos do Alcantara pediram ajuda para fazerem algo pela escola. Deve ser uma questão valorizada (os estudantes que querem aprender). Deve-se olhar para as boas ações de outras escolas da região. Como os jovens replicam o que acontece na comunidade na escola. Onde estão as ONGs? Só acontece no horário comercial. E nos finais de semana? O tráfico toma conta depois do horário comercial. Querem que Casulo, visconde, Porto Seguro, assumam esse compromisso com a comunidade. Não adianta só a escola abrir no final de semana. Tem que todos se comprometerem com isso. Devemos trabalhar em conjunto com nós moradores.
- Anna propões que retomemos essa discussão para construirmos a rede de proteção social (ONGs, Biblioteca, escolas, saúde...)
-Roberta: Outras tantas comunidades não estão nesse espaço hoje. Os que estão na reunião da rede hoje já estão bem organizadas. Os educadores sociais têm que estar na rua e acompanhando o desenvolvimento do trabalho das escolas. A discussão da redução da maioridade penal surge por essas falhas que acontecem. Todos assumindo a questão da educação e de estar junto. Ainda deveríamos falar do papel dos conselhos tutelares, que são muito importantes. Hoje estão sem força e desautorizados.
- Liliane: deve-se olhar para o foco ao qual uma assistente social seria contratada. Procurar articulação, principalmente na área de pessoas com deficiência. Devemos olhar para a reorganização dos CEFAIS. É um exemplo de política pública que “ilumina” a questão da educação integral. Devemos levantar boas práticas que acontecem nas escolas (gestão, atendimento à criança com deficiência...). Está tudo na própria rede.
- Joyce: projeto Casulo fica aberto de segunda a segunda, em determinados horários com algumas atividades.
- Diva: fala que o educador social tem que ser remunerado. Colocar outro nome ao invés de terapia comunitária, para não afastar as pessoas.
- Selma: tem que ter articulação das redes e destaca a participação da família, que deve zelar pela proteção social das crianças. Não é só o Projeto Casulo que auxiliará nessa ação.
- Adelson: concorda que as organizações devem se conversar, tem esse esforço mas talvez não seja o ideal. Ele diz que acha que faltam algumas informações sobre o projeto Casulo, pois o projeto tem sim uma atuação relevante na região.
- Werner : está faltando comunicação no Real Parque entre comunidade, família, organizações... Sugere que a próxima reunião seja no Real Parque.
- Erika lembra que a Martha tinha colocado que a próxima reunião estava marcada para a Vila nova esperança, sobre meio ambiente.
- Pedro propõe que observemos qual é a prioridade para escolhermos o local e tema da próxima reunião. Deveríamos enriquecer a discussão antes que fazer a discussão sobre meio ambiente.
- Diva tem uma proposta: fazer reunião de educação com a comunidade.

Próxima reunião no Real Parque – 5 de junho
– começar no 9h Projeto Casulo (visita ao projeto)
– 9h30 na Escola Alcântara (Denise verificará a possibilidade da reunião ser na escola)
- pauta: redução da maioridade penal (sugestão), relação com a comunidade


Ata produzida por Erika Caracho Ribeiro, em 08 de maio de 2013

________________________________________ Reunião da Rede Butantã - Abril


Data: 03 de abril de 2013 – 9:00 h
Local: Instituição de Longa Permanência para o Idoso - ILPI




Participantes e Entidades presentes
39 pessoas representando 27 instituições: MRVSN; DRE; Projeto Casulo; SVMA/DGD; Espaço Comenius; Cecco Previdêmcia; ITCP-USP; ILPI; STS-Bt; SEHAB/Habi Sul; CAPS Bt; SAS/CRAS Bt; OCDC; Gazeta Cidadã; União de Moradores do Jd. Monte Kemel, Parque Alfredo Volpi; ETEC Cepam; Associação Cultural da Comunidade do Morro do Querosene; Movimento defenda São Paulo; FGV; NCI/Liga Solidária; COBRAPE; SMSE/MA- Santo Dias; Grande conselho Municipal do Idoso; movimento de Moradia Cohab Raposo Tavares; Cultura-Bt.

Lista de siglas utilizadas nesta memória
ACMQ – Associação Cultural da Comunidade do Morro do Querosene
CADES – Conselho Municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz
CRAS – Centro de Referência de Assistência Social
DRE – Direção Regional de Educação (Butantã)
ILPI - Instituição de Longa Permanência para o Idoso
LS – Liga Solidária
MRVSN – Movimento Rodoviária Vila Sônia, Não!
OCDC – Organização Cultural e de Defesa da Cidadania
PAV – Parque Alfredo Volpi
PP – Parque da Previdência
SVMA – Secretaria do Verde e do meio ambiente

Assuntos da reunião:
Apresentação ILPI
Apresentação dos presentes e breves informes
Discussão sobre a reunião 22/03/2013 da Rede com o Subprefeito do Butantã
Eleições para representante do CADES
Agendamento de debate sobre a escola de tempo integral

Abertura
A breve apresentação da Instituição de Longa Permanência para o Idoso – ILPI foi realizada pelo funcionário Roberto. Os participantes da Rede presentes percorreram o prédio, tendo acesso a toda a estrutura, visitando as áreas de convivência e quartos. Nessa ocasião e no início da reunião propriamente dita, foi esclarecido que o ILPI recebe idosos com mais de 60 anos que estão em situação de vínculo familiar rompido ou inadequado. Para isso recebem de todo o município apenas aquelas pessoas encaminhadas pelo CRAS. Seu funcionamento foi iniciado em dezembro de 2012, sendo financiado por verbas do município de São Paulo e gerenciado por uma organização não governamental.

Apresentações e informes

Sérgio Reze (Defenda SP): informou que se tornou um membro do conselho municipal de políticas urbanas, que terá um papel importante nas deliberações relacionadas à discussão do plano diretor da cidade. Afirmou seu interesse em levar a esse conselho também as opiniões da população do Butantã a respeito do tema.

Ademar Bueno (FGV): comentou sobre um projeto relacionado a residuos sólidos a ser desenvolvido dia 27/04 no Jd. Jaqueline. Será uma ação de mutirão de limpeza de resíduos sólidos, separação de recicláveis e conscientização na população do bairro. O projeto, organizado pela Rede Globo, tem o apoio da SubPrefeitura, Secretaria do Verde, ETEC-CEPAM, Cooperativa Vira Lata, entre outras organizações.

Cesar Pegoraro (PAV): informou sobre a realização de eleições para conselheiro gestor do Parque da Previdência em 28/04 e sobre a reunião na subprefeitura no dia 08/04, 18h, sala Butantã, com a presença da SABESP e da SVMA, para discutir a implantação do Parque linear da Água Podre.

Luis Felippe de Moraes Neto (Subprefeito): Informou que será neste mês iniciada a discussão sobre o plano diretor da cidade.

Marcos Antonio Santos (PS Bandeirantes): Informou sobre as eleições para representantes conselheiros da saúde para substituir as vagas ociosas do conselho para o término da gestão que vai até o começo de 2014. São 2 vagas titular e 12 suplentes para os usuários e 6 vagas suplentes para os trabalhadores. As inscrições vão até 05/04 em todas as UBS do Butantã e na Supervisão Técnica de Saúde do Butantã. A eleição será de 10 a 12 de abril o dia todo e 13 de abril até às 11h00 na Supervsão Técnica de Saúde do Butantã. Solicitou a participação de todos.

Dirce Rudge (Comenius): informou que ainda existem vagas para o Curso de formação de terapeutas comunitários com foco em álcool e drogas. Informações no Espaço Comenius: 3714-2489 ou 3022-6629.

Suzana (PP - SVMA): informou sobre a implantação do Parque linear do Jaguaré, em 04/04, no Educandário Dom Duarte. Informou sobre a tentativa de inserir em todo o município iniciativas relacionadas ao conselho de segurança alimentar e de uma reunião a respeito, pela câmara intersetorial, no dia 18/04, no mercado municipal.

Renato Astray (MRVSN): Informou que a organização do blog da Rede Butantã está atualmente sob sua responsabilidade, convocando todos a sugerirem e criticarem. Informou sobre a conversa com o secretário metropolitano de transportes, senhor Jurandir Fernandes, que disse que a princípio o projeto do governo do Estado para a questão do trânsito na Rod Raposo Tavares será resolvido pela implantação de monotrilhos.

Renê (SVMA): Solicitou um ponto de pauta para a próxima reunião, sobre a discussão da extinção dos núcleos. Proposta de a reunião de junho ser realizada em um dos parques.

Pedro Guasco: Informou sobre a reunião de ciclistas na Rua Padre Justino – Morro do Querosene, n 593, 19 h, para discussão técnica do projeto da ciclovia da Eliseu de Almeida. Informou ainda que deve ser renovado o Decreto de Utilidade Pública da área da chácara do Jóquei. Informou ainda que a questão está sendo bem acompanhada pela subprefeitura e pelo gabinete do prefeito.

Discussão sobre a reunião 22/03/2013 da Rede com o Subprefeito do Butantã

Martha Pimenta (USP): A comissão da Rede Butantã que preparou o encontro com o subprefeito, em três ou quatro reuniões prévias entregou ao subprefeito três documentos: a carta ao prefeito já recebida anteriormente por Fernando Haddad, por ser um dos documentos mais legítimos e representativos da atividade da Rede Butantã; uma proposta de participação popular centrada no conceito da formação de um conselho de representantes; um ofício pedindo agilidade na resolução da desapropriação da Chácara do Jóquei. A reunião também abordou a questão da eleição dos representantes do CADES/Butantã e em diferenciar esses representantes do que seriam os representantes do conselho.

Luis Felippe de Moraes Neto (Subprefeito): Propôs que a Rede “pilote” a constituição de comissões para a revisão do plano diretor. Não há tempo hábil para discussões pormenorizadas. Propôs realizar uma discussão com a FAU (Alexandre e Pedro (Fupam), Raquel Rolnik), para estudar a metodologia de como elaborar as conversas, palestras, etc... Disse que todas as informações e mapas da subprefeitura estão à disposição da FAU. Há apenas seis meses para discutir o plano, que até o fim de outubro deve estar sendo analisado pela câmara dos vereadores. Abordou a questão de que é necessário trabalhar com a CMPU (Comissão Municipal de Políticas Urbanas), de caráter semi-aberto, para resolver os problemas de mobilidade do Butantã. Acha que o melhor local para discutir esses temas é dentro da Rede Butantã e colocou as estruturas da subprefeitura à disposião para viabilizar as discussões. Disse que a discussão com a Casa das cidades também pode auxiliar no processo.

Sérgio Reze (Defenda SP): disse ser favorável à intervenção da Rede em organizar essas discussões. Disse que SP pode ser um modelo de estudo para o aquecimento global por causa da impermeabilização do solo, falta de arborização, formação de ilhas de calor que geram tempestades. A região da USP, por outro lado, é a única que mantém o microclima de há 70 anos atrás. É necessário preservar isso, impedindo a verticalização desenfreada e defendendo o bairro que queremos.

Renê (SVMA): Opinou que a Rede poderia discutir a metodologia de participação. Não acha que a Rede seja um espaço para conduzir a discussão do plano regional, pois é uma discussão mais ampla. Disse que há o interesse imobiliário em transformar as macrozonas de preservação ambiental.

Luis Felippe de Moraes Neto (Subprefeito): Esclareceu que a proposta é de que a Rede auxilia a subprefeitura a fazer a ligação entre o poder público e a população, pois entende que é a estrutura popular mais organizada do bairro. Disse que vai enviar assim que possível e disponível os instrumentos e o planejamento para a revisão do plano diretor.

Martha Pimenta: Disse que a melhor contribuição da Rede é com o que já há acumulado de discussão a respeito de vários temas que serão abordados na revisão. Acha que a Rede é representativa de muitos moradores, pois geralmente há um retorno dos participantes da Rede às suas comunidades, sendo uma característica de capilaridade. Para a Rede funcionar é fundamental a utilização dos espaços virtuais de discussão. Há ainda o problema da existência de dois grupos virtuais, e que o ideal seria sua unificação. Entende que podemos formar grupos de discussão temáticos, de maneira a aproveitar melhor a participação na Rede.

Diva (COHAB): Chamou a atenção para o desconhecimento da população do significado do plano diretor. Solicitou esclarecimento de como a prefeitura irá chamar as pessoas para a discussão, como irá informá-las a respeito do sentido do plano. Gostaria de saber também se a discussão irá chegar às áreas periféricas. Em aparte Martha Pimenta informou sobre a disponibilidade da Lúcia (CADES) de fazer apresentações em diversos locais para explicar o que é o plano diretor.

Renato Astray (MRVSN): Questionou sobre um cronograma para a discussão do plano diretor da cidade. Questionou se houve algum encaminhamento em relação às plenárias temáticas, lembrando que havia a previsão de se solicitar uma para a saúde e outra para a mobilidade urbana. Luis Felippe informou que a agenda da prefeitura deverá sair já na próxima semana de abril. Martha informou que não houve fechamento de uma proposta específica ou agenda em relação às plenárias.

Roldão (OCDC): Fez a proposta de que haja um conselho com representantes de cada distrito do Butantã, com acesso direto à subprefeitura e com interligação com a Rede.

Martha Pimenta: Observou que seria muito importante que representantes da Rede participassem da reunião da subprefeitura com a FUPAM e Casa da Cidade.

Yanina (CAPS): Informou que o Marcos Santos é a pessoa designada pelas representantes da área da saúde para realizar a conexão da área, capacitado a realizar esclarecimentos técnicos da saúde com a Rede.

Dirce Rudge (médica – Comenius): Informou ser candidata a representante dos usuários no conselho gestor da saúde. Em aparte Roldão disse que também é candidato.

Eleições para representante do CADES

Foram informadas as datas de inscrição para representantes do CADES e da eleição, bem como dos aspectos envolvidos na nomeação dos candidatos. Os candidatos presentes nesta reunião tiveram três minutos para se apresentarem:

Airton – PAV (distrito Butantã)
Roldão – OCDC (distrito Vila Sônia)
Marcos – LS (distrito Raposo Tavares)

Apresentação dos candidatos ao CADES dia 10/04 na sala Butantã da subprefeitura, a partir das 17 h.

Foi esclarecido por diversas pessoas presentes que as reuniões do CADES são abertas a todos os cidadãos, sendo que os presentes têm direito à palavra e os conselheiros ao voto inclusive. As reuniões acontecem toda segunda quarta-feira do mês, na sala Butantã da subprefeitura.

Agendamento de debate sobre a escola de tempo integral

Cecília (ACCMR): Manifestou sua indignação a respeito da proposta de exclusão do ensino de Geografia e História relacionada à proposta de escola em tempo integral do Estado de São Paulo.

Martha Pimenta: Comentou sobre a escola Alberto Torres, que talvez seja a escola mais antiga do bairro, tendo sido originalmente escola rural. Possui um histórico de tentativas recorrentes de desmonte. Fez a proposta de fazer um movimento pelo tombamento da escola.

Andréia (DRE): Informou sobre a retomada dos contatos da secretaria de ensino. Falou sobre a abertura da direção regional a realizar comunicação e contatos com a Rede. Ofereceu abrigar uma reunião da Rede na sede da diretoria, que conta com uma sala para 40 pessoas e um auditório para 180 pessoas. Informou que há uma reformulação em andamento para uma educação integral que contemple parcerias entre escolas e o programa “mais educação” do governo federal, em que a permanência na escola seja maior e mais qualificada, de forma a oferecer também esporte e cultura.  

Cacildo (Gazeta Cidadã): Falou sobre o editorial do último volume da Gazeta Cidadã, em que o modelo de escola de tempo integral do governo de SP é criticado. Afirmou ainda que a passagem para o tempo integral teve que ser bancada pelo Estado com aumentos de até 75% no salário de professores, que de outra forma não se sentiram atraídos pelo projeto. Informou que a Gazeta completa 13 anos.

Renê (SVMA): Informou que há três sistemas em discussão pelo Estado: cotas, período integral e exclusão de ciências, história e geografia. Na discussão de escola integral, Adriana pede que seja chamado um Supervisor da Educação (Diretoria de Ensino do Estado – DECO).

Adriana (CRAS): Pediu que seja chamado um Supervisor da Educação (Diretoria de Ensino do Estado - DECO) para participar da próxima reunião e esclarecer a proposta do Estado.

Diva (COHAB): Manifestou a preocupação de que deve haver uma discussão sobre o melhor modelo para a escola de tempo integral.

Livania (Sapé): Manifestou o interesse em conhecer melhor os projetos para a educação, sendo o ideal que haja uma apresentação a respeito.

Cecília (ACCMQ): Lembrou que a escola Amorim Lima tem uma proposta diferente da atual para a educação, não sendo de tempo integral.

Próxima reunião da Rede Butantã

Reunião da Rede Butantã – 08/05/2013 – 9h
Diretoria Regional de Ensino do Butantã
R Azem Abdala Azem, 564

Comissões preparatórias para os principais pontos de pauta:

Funcionamento da Rede: Renato, Érika, Cacildo, Martha
Educação: Adriana, Andréia, Diva, Caildo, Martha
_________________________________________________________________________________


 Reunião da Rede Butantã - Fevereiro

Data: 06 de fevereiro de 2013 – 9:00 h

Local: Paróquia de São Patrício

Assuntos da reunião:
Apresentação Centro Social Santo Dias
Apresentação dos presentes
Carta da Rede Butantã ao Subprefeito
Discussão com o Subprefeito do Butantã
Informes e deliberações

Abertura
Martha Pimenta abriu a reunião fazendo um convite a todos os presentes e participantes da Rede Butantã a comparecerem às reuniões de discussão para organização das atividades da Rede Butantã. Em seguida passou a uma breve apresentação da Rede Butantã, enfatizando a importância de ser respeitado o horário de início da reunião mensal e na importância de participação dessa reunião e nas discussões que ocorrem nos dois grupos virtuais que a rede possui. Foi agradecida a presença do subprefeito e apresentada brevemente a organização proposta para a reunião.

Apresentação do Centro Social Santo Dias
Foi feita uma breve apresentação do CSSD pela colaboradora Beth. O CSSD foi fundado em 1987 na paróquia da igreja de São Patrício, pela iniciativa/apoio do padre João Carlos Borges. A entidade tem como objetivo garantir direitos sociais da população do Butantã, atuando com medidas educativas em meio aberto nos cinco distritos da região do Butantã. Seu foco está principalmente na adolescência, embora conte com um grupo da terceira idade (núcleo de convivência de idosos), com 140 inscritos, que desenvolve atividades que levam inclusive à reinclusão de idosos no mercado de trabalho (artesanato). Destacou-se também a existência do CEI Santo Antônio como parte das conquistas do CSSD e do programa MOVA para a alfabetização de adultos.

Leitura da carta da Rede Butantã ao subprefeito
Foi feita a leitura da carta e entregue uma cópia ao subprefeito.

Discussão com o subprefeito
Após a leitura da carta foi passada a palavra ao subprefeito do Butantã, Sr Luiz Felippe de Moraes Neto, que passou a comentar sobre pontos específicos da mesma.
Apresentou-se como funcionário público há 32 anos inclusive na subprefeitura do Butantã e morador do Jd Previdência. Afirmou que durante a última gestão municipal houve um esvaziamento da subprefeitura, diminuída sua importância regional. O modelo de subprefeituras inicialmente previa uma pequena filial da prefeitura municipal, com representação de todas as secretarias estratégicas do governo. Esse modelo demonstrou não ser o ideal, então iniciou-se o esvaziamento até chegar à situação atual. Citou como exemplo a existência de uma equipe de planejamento, em que a instituição trabalhava discutindo com os moradores, mas que foi esvaziada até restar apenas ele próprio da equipe original, o que evidentemente significa que a subprefeitura tem trabalhado com pouco planejamento. Propostaformação de uma pequena comissão da Rede Butantã para discutir pontos específicos da carta, em reunião menor.
Afirmou que uma das primeiras reivindicações do prefeito Fernando Haddad aos subprefeitos foi a de que fossem identificados nas regiões, terrenos disponíveis à instalação de novos equipamentos de saúde e de educação (planeja-se mais um CEU para a região do Butantã). Foram identificadas 25 áreas na região que podem receber esses equipamentos.
Chácara do jóquei: Propôs ao prefeito a compra da chácara do jóquei para a instalação de um parque juntamente com propostas de saúde, educação e até uma eventual presença da subprefeitura naquele espaço (10% da área do Ibirapuera), ao que o prefeito respondeu que a prefeitura poderá adquirir o terreno.
CAPS: entregaram nesta data as chaves do Lyons clube (Corifeu de Azevedo Marques) para a coordenadoria da saúde e estão retomando o prédio do Falcão Pelegrino (ao lado Shopping Butantã), ambos para abrigar o CAPS.
Saúde: Uma parte da área da Casa de cultura será utilizada para a instalação de uma UBS, sendo que o viveiro deverá ser removido e transposto para outro local. Hospital Mário Degni será ampliado pela construção de um prédio e a implantação de um parque linear atrás do novo prédio.
Esporte: Está em estudo a implantação de pistas de skate com monitor. Pistas para usuários principiantes até praticantes avançados do esporte (1500 m2).
Operação Urbana Vila Sônia / Plano Diretor / Rodoviária: Não é a prioridade atual da prefeitura discutir a OUVS ou a implantação da Rodoviária, somente após a discussão do plano diretor. Vereador Nabil Bounduki e a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (FAU), terão participação junto à subprefeitura nas atividades de planejamento urbano. A expectativa do vereador é de que em um ano já esteja disponível o plano diretor e o plano regional. Então teremos que discutir os planos de bairro.
Parques: Parque da fazenda Tizo está em implantação com o recapeamento da avenida 1 (Cláudio Fongardi), após a autorização da secretaria do verde, sendo que deve ser aberto este ano ainda. Em relação ao Pq Chácara da Fonte – Caminho Peabirú, devem ser retomadas as conversas com a secretaria do verde pois o valor da desapropriação é muito elevado e há dificuldade em viabilizar o projeto. Gostaria de continuar com os projetos de preservação das nascentes do Jaguaré, Itararé, etc... porém depende da destinação de verbas para isso. Afirmou que fará pressão nesse sentido.
Habitação: Em relação à Comunidade Vila Nova Esperança, a tendência é a de que a justiça mande retirar as pessoas (Renê afirmou que há uma disputa da CDHU para reaver o terreno ocupado).
Ciclovia: Pediu à SEURB o projeto de licitação da obra, mas esta disse que não tinha o processo disponível e que o processo não foi localizado. A ciclovia já possui o projeto funcional (ideia), projeto básico (desenho para basear a licitação), projeto executivo (topografia e desenho), parecer e projeto da CET. Falta localizar os documentos.

Perguntas e comentários dos participantes

Dirce Rudge (médica – Comenius): Perguntou se está previsto algum CAPS – álcool e drogas para o Butantã. O subprefeito respondeu que ainda não tem conhecimento sobre se há tal previsão.
Yanina (CAPS): Disse que acha importante estruturar a democracia participativa a partir do território. Citou o documento do fórum de trabalhadores da área da saúde mental, pedindo que o conselho da saúde discuta as diretrizes da saúde municipal com os usuários e com a rede. Perguntou sobre a proposta de se instalar um CAPS 3 no Butantã. O subprefeito respondeu se dispondo a realizar uma reunião sobre o tema, para melhor entender os problemas relativos ao assunto.
Sérgio Reze (Defenda SP): Disse que participou de uma reunião na secretaria municipal de desenvolvimento urbano, com a presença do Kazuo Nakano. Nessa reunião estiveram também presentes movimentos de moradia, com o objetivo de iniciar um processo de comunicação para efetuar uma revisão do plano diretor com bastante participação popular. Reforçou a informação de que a discussão da OUVS e rodoviária ficarão para após a discussão do plano diretor.
Renê (secretaria do verde): Revisou a situação de alguns dos parques do bairro, dizendo que o pq Raposo está incomplento, o pq Água Podre esta no meio do processo, o pq linear Itaim está ainda no projeto básico, o pq da Fonte está sem projeto. Disse que é necessário esclarecer as diretrizes da secretaria do verde sobre a implantação dos parques. Propôs que se trate todos os parques de maneira conjunta neste primeiro momento da nova administração, para posteriormente individualizar  a discussão. O subprefeito afirmou que a secretaria do verde ainda está em processo de reorganização, mas que acha importante que o secretário se encontre com a população para que esta apresentar a ele as diversas situações existentes.
Taís (ciclocidade): Apresentou ao prefeito e entregou uma cópia de um dossiê sobre os projetos da ciclovia da Eliseu de Almeida.
Magali (cultura): Pediu atenção aos equipamentos culturais, afirmando por exemplo que na casa da cultura há mesmo a realização de atividades que não são da área cultural. Disse que é necessário realizar atividades culturais que visem principalmente contemplar as crianças. Subprefeito comentou que há pouca verba disponível para a cultura e que a prefeitura ainda tem que iniciar os projetos (polos da cultura). Criticou a existência de apenas uma casa da cultura no Butantã.
Mário (educandário): Ressaltou a importância de discutirmos o plano diretor e o orçamento participativo.
Lúcia (CADES): Ressaltou a importância de a população participar da eleição do representante no CADES, que deve ser realizada em 09/03 ou 16/03.
Cachoeira: Perguntou como a subprefeitura pode retomar o poder local para realizar seus projetos. O subprefeito afirmou que ainda é cedo para fazer uma avaliação das forças locais. Informou que todos os cargos DA2 foram exonerados no início desta gestão e que há ainda a necessidade de repor muitos quadros para tornar a subprefeitura operante.
Pedro Péres (secretaria do verde – pq Previdência): Ressaltou a importância de manter o Butantã como referência em gestão ambiental.

Informes

Renê: Informou que a rede de coleta seletiva fez um diagnóstico da situação da coleta seletiva no Butantã, que será encaminhado ao AMPURB (antiga LIMPURB) em que uma das reivindicações principais é a destinação de uma nova área na região para implantar mais uma central de triagem. Esse documento será enviado à Rede Butantã para apreciação pelos membros, no intuito de também a Rede assinar o documento.

Kelly (CRAS): Informou sobre algumas atividades que farão parte da semana da mulher (início em 08/03), cuja programação será enviada à Rede Butantã.
Marcos (Liga Solidária): Informou sobre a realização da conferência municipal sobre a gestão e financiamento do SUS dentro do conselho municipal da assistência.

Reuniões / Atividades (informantes)

15/02 – (18h30) Reunião de planejamento/organização da Rede Butantã, pq da Previdência, auditório. Esta reunião deve discutir:
- Criação de comissão para fazer o próximo contato/reunião com o subprefeito, dando seguimento às discussões apresentadas na carta.
- Propostas de criação de comissões temáticas dentro da Rede.
- Propostas de incorporação de mais grupos, entidades, à Rede.

19/02 – (9h – 12h ) Reunião da Rede de Segurança Alimentar, pq Raposo Tavares (Solange).

19/02 – (19h) Encontro do fórum suprapartidário, câmara dos vereadores, para a discussão de diretrizes para a elaboração do plano diretor, com a presença de Fernando Mello, secretário de desenvolvimento urbano (Sérgio Reze).

06/03 – (9h) Reunião regular da Rede Butantã – ETEC CEPAM – apresentação sobre o plano diretor por Lúcia – CADES.

08/03 – (13h) Audiência Pública sobre gestão democrática e participação popular, auditório Queiroz Filho, Ministério Público (Sérgio Reze).

Terças e quintas (17h30) – Reuniões do Comenius, rodas de terapia.

Mensal, segunda quarta-feira (19h): Reuniões da Ciclocidade, espaço Contraponto, rua Medeiros de Albuquerque. www.ciclocidade.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário